PEAK TV

Número de séries na TV dos EUA mais do que dobra em uma década

No ano passado, foram exibidas 559 séries de língua inglesa

Publicado em 15/01/2022

Principal produtora mundial de séries, a TV dos Estados Unidos bateu um recorde em 2021. Foram exibidas 559 séries de língua inglesa, somando a programação nas redes de sinal aberto, canais pagos e streamings. É mais do que o dobro registrado dez anos atrás: 266, em 2011, antes da chamada Peak TV (TV no Auge).

Esse levantamento é feito anualmente pelo canal FX, pertencente ao grupo Disney. Até meados da década passada, o estudo era referência. Agora, perdeu um pouco de peso pelo fato de ser restritivo. Por exemplo, a pesquisa não computa séries de língua não inglesa, como a sul-coreana Round 6 e a espanhola La Casa de Papel (2017-2021), ambas da Netflix.

Em dezembro, a Variety divulgou um balanço mais amplo e chegou ao número de 752 séries exibidas na TV americana em 2021, contando com todo o tipo de atração. Dentro desse bolo, 484 foram dramas, 174 comédias, 84 animações e 10 o que a publicação rotulou de longform.

Impacto da pandemia

Voltando ao parâmetro do FX. O levantamento de 2021 mostrou um crescimento na exibição de séries em relação ao ano anterior (13%), afetado drasticamente pela pandemia de Covid-19, responsável pelo adiamento de várias séries justamente para 2021 (caso de Succession). 

O surto da variante ômicron do novo coronavírus assusta Hollywood atualmente, com a interrupção nas gravações de várias séries. Por enquanto, só uma decisão drástica ocorreu, o adiamento do drama musical Monarch, que iria estrear neste mês, mas ficou para a fall season (entre setembro e novembro).

Caso a situação não se agrave, 2022 deverá ser de novo recorde na pesquisa do FX. E talvez, só em 2023, é que poderá se ter um panorama mais real e normal do mercado de séries em Hollywood.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade