Dallas foi ao ar na CBS de 1987 a 1991 (Fonte: Reprodução - CBS)
Dallas foi ao ar na CBS de 1987 a 1991 (Fonte: Reprodução - CBS)

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev acredita que a série estadunidense Dallas é responsável pela queda da União Soviética, segundo Dave Stewart, como aponta o The Independent.

Ao falar sobre o colapso soviético, Stewart (que formou metade do duo pop britânico Eurythmics, com Annie Lennox) chamou a série dramática de Dallas como sua causa improvável.

Durante uma aparição no podcast A Cuppa Happy de Joss Stone, o compositor afirmou que foi Gorbachev quem apresentou a teoria a ele nos anos 90.

“O que Gorbachev estava dizendo é que foi Dallas, o programa de TV”, disse Stewart. “Alguém conseguiu fazer um VHS funcionar e transmiti-lo para parte da Rússia e eles pensaram: ‘Espera aí, é assim que as pessoas vivem na América?’”.

O músico de 68 anos afirmou que Gorbachev disse que Dallas “teve mais efeito, aquela meia hora, do que qualquer outra coisa” na queda do comunismo.

“Gorbachev estava dizendo que o que derrubou a Rússia foi que eles não tinham permissão para ver nenhum programa de qualquer lugar”, continuou. “Nas igrejas, eles tinham bloqueadores gigantes de sinais, então eles só recebiam informações do governo. As pessoas iriam tentar abrir esses bloqueadores”.

“Meu amigo, ele e seu companheiro deitaram de costas e ouviram a Rádio Caroline por 15 minutos, e ouviram os Beatles e uma outra banda, e estavam deitados de costas em uma igreja chorando porque nunca ouviram algo parecido”, concluiu Stewart

Dallas foi ao ar na CBS de 1978 a 1991. A série extremamente popular contava a história dos Ewings, uma família rica e sua rixa pelo seu império do petróleo.