Avatar Kyoshi, Roku e Aang em A Lenda de Korra (Fonte: Reprodução)
Avatar Kyoshi, Roku e Aang em A Lenda de Korra (Fonte: Reprodução)

As formas de dobra em Avatar: A Lenda de Aang são os elementos clássicos; terra, ar, fogo e água. Mas vários sub-dobras foram revelados à medida que a série avançava.

As possibilidades são amplas, como a arte sombria de Katara, que dobra o sangue, e a descoberta Toph, que dobra o metal. Mas agora, o romance de The Shadow of Kyoshi revelou uma forma até então não mencionada: a dobra de vidro.

Kyoshi foi o Avatar que viveu antes do antecessor de Aang, Roku, uma nativa do Reino da Terra cujo desafiante início de vida é explorado neste livro e o que se segue, The Rise of Kyoshi.

No início de Shadow, Kyoshi é atacado por uma gangue de rua em Ba Sing Se. Um membro da gangue empunha um garrote com vidro fosco revestindo seu arame.

Depois de derrotá-los, ela usa a dobra da terra para remover os pequenos fragmentos de vidro ainda embutidos na garganta, na primeira (e até agora, única) vez em que o poder foi usado em tal material.

A série original já mostrava a dobra de areia, uma forma de dobra de terra usada por tribos do deserto que lhes permitia dobrar os pedaços de areia solta ao invés de montes de rocha e terra, e como o vidro é efetivamente areia sujeita a altas temperaturas, a nova dobra faz sentido.