Emmy: HBO sofre atropelo de rivais e corre risco de passar vexame

Pela primeira vez em sete anos, canal pode ficar sem nenhuma das três principais estatuetas do Oscar da TV

Publicado em 19/09/2021 05:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Suprassumo da TV, o canal HBO corre sério risco de pagar um vexame daqueles no Emmy de 2021, que será realizado neste domingo (19), a partir das 21h. Pela primeira vez em sete anos, séries da vitrine premium podem terminar a premiação sem nenhuma estatueta nas principais disputas: melhor comédia, drama e minissérie.

A atração que pode salvar a lavoura é Mare of Easttown, minissérie que divide as preferências com O Gambito da Rainha (Netflix) pela principal estatueta do formato. As corridas entre as comédias e dramas estão praticamente definidas, com a HBO só no cheirinho, longe do páreo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mico raro

O comum no Emmy é a HBO dominar as conquistas em qualquer formato ou gênero. Mas o canal sofreu um atropelo da cada vez mais bem preparada concorrência. Assim, a exceção dos últimos tempos pode se transformar em regra.

A última vez que a HBO não ganhou ao menos um prêmio de melhor comédia, drama ou minissérie foi em 2014. Na ocasião, haviam grandes produções na parada, como Game of Thrones (2011-2019) e True Detective (2014-2019), ambas derrotadas pela última temporada do drama Breaking Bad (2008-2013).

Entre as comédias, Veep (2012-2019) e Silicon Valley (2014-2019) foram testemunhas da dominação de Modern Family (2009-2020). E em minissérie, Fargo levou a melhor contra Treme.

Neste século, a HBO só passou em branco nas três principais categorias do Oscar da TV apenas cinco vezes (em 20 edições): 2014, 2011, 2009, 2005 e 2003.

Rivais no topo

Um pesadelo para a HBO seria ver a Netflix levar duas estatuetas (drama e minissérie) e a Apple, uma (comédia). Essa combinação é bem provável de ser concretizada.

Tecnicamente, a HBO está fora da briga de melhor comédia, pois o canal não tem série indicada. Estão na briga duas produções da HBO Max, que apesar do nome é o streaming da Warner: The Flight Attendant e Hacks, esta última é a mais competitiva das duas.

Porém, não tem para ninguém. O prêmio de melhor comédia será dado a Ted Lasso, da Apple. A atração recebeu 20 indicações para a edição deste ano do Emmy e só uma hecatombe impedirá a vitória da trama sensação do momento.

Na categoria melhor drama, a HBO tem Lovecraft Country no bolo, contudo sem poder real de competir pela estatueta. Entre as oito concorrentes, a série cancelada é a mais fraca. Apesar de bater de frente contra rivais tarimbadas, The Crown (Netflix) deve ficar com a estatueta.

Resta melhor minissérie. O duelo Gambito da Rainha versus Mare of Easttown não se restringe somente a essa briga. Cada uma das protagonistas, Anya Taylor-Joy (Gambito) e Kate Winslet (Mare), são as favoritas na categoria melhor atriz de minissérie. A aposta mais segura é Gambito levar melhor minissérie e Kate receber a estatueta de melhor atriz.

A 73ª edição do Emmy será realizada neste domingo (19), às 21h, com transmissão da TNT. O anfitrião será o comediante Cedric the Entertainer.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio