45 ANOS

De biquíni, As Panteras combateram o crime sem precisar de homem herói

A série de ação policial fez história na TV no auge da segunda onda do feminismo

Publicado em 22/09/2021

No auge da segunda onda do movimento feminista, três mulheres protagonizaram uma série policial número um de audiência, sem precisar de homem para salvá-las no final. Há 45 anos, o drama de ação As Panteras (1976-1981) estreou na TV e causou um frisson. Detetives combatiam o crime usando biquíni ou aparecendo em cena sem sutiã.

A atração descompromissada causou debates calorosos na época, que rendem muito pano pra manga ainda hoje. Há quem defenda a série como ícone do empoderamento feminino, nascida em um tempo no qual mulheres no máximo dividiam o protagonismo de uma trama policial com um homem. E ali eram três atrizes principais, um produto inédito do gênero na TV.

Esse destaque motivava telespectadoras a serem iguais às personagens, do jeito de se vestir ou pentear o cabelo a como se comportar em situações delicadas. Garotas também se inspiravam no trio durante brincadeiras de polícia e ladrão. Uma menina sempre tinha a pantera preferida. 

Do outro lado da discussão tem os que criticam a série por ser apelativa, por colocar com frequência as atrizes de biquíni ou com o menor traje de roupa possível.

‘Série balançante’ 

O fato de as protagonistas regularmente não usarem sutiã também fazia parte do discurso do contra, a ponto de rotularem As Panteras como uma “série balançante” (jiggle show), devido ao movimento que o corpo fazia enquanto corriam.

A série As Panteras entrou na TV três anos após a histórica Queima dos Sutiãs, protesto feito durante o concurso de Miss America de 1968. Não usar a peça íntima era um ato de rebeldia, parte do movimento feminista. Mulheres nas ruas faziam isso e as atrizes de As Panteras, concordando com o ato, repetiam o gesto na TV.

Reivindicações da segunda onda do feminismo, como direito à sexualidade sem represálias e igualdade no mercado de trabalho, foram conquistadas pelas atrizes de As Panteras. 

Cadê o homem em As Panteras?

A consagrada dupla Aaron Spelling (1923-2006) e Leonard Goldberg (1934-2019), produtores executivos das mais bem sucedidas tramas policias e de ação da história (como Swat e Starsky & Hutch), foram vender uma série intitulada The Alley Cats para a rede ABC.

A premissa era simples. Três mulheres detetives, todas atraentes, vão trabalhar para um chefe misterioso que as retirou de trabalhos burocráticos na polícia para serem investigadoras particulares. A série teria muita ação, seria bem sexy e fundamentalmente divertida.

Os engravatados disseram para Goldberg que aquela era a pior ideia de programa de TV que ouviu na vida. Eles questionaram sobre quando iria aparecer o homem para salvar as protagonistas no final. Os produtores defenderam que nenhum salvador da pátria era preciso, as três dariam conta do recado sozinhas.

Jaclyn Smith (à esq.), Farrah Fawcett e Kate Jackson, a formação original de As Panteras
Jaclyn Smith à esq Farrah Fawcett e Kate Jackson a formação original de As Panteras DivulgaçãoABC

Audiência recorde

Após a primeira rejeição, a dupla de produtores não desistiu. Continuaram a vender a série, mudaram o título para Charlie’s Angels (como é chamada originalmente) e convenceram a ABC a fazer um piloto, que virou um telefilme de 70 minutos.

O objetivo era escolher uma atriz de cabelo escuro, uma loira e outra ruiva. A primeira contratada foi a Kate Jackson, na pele da inteligente Sabrina, a mais perspicaz do trio. Depois veio a lenda Farrah Fawcett, a loira estonteante Jill, que conquistou os corações de homens e mulheres ao redor do planeta. Por último veio Jaclyn Smith, interpretando a sofisticada Kelly, que não era ruiva.

Em 21 de março de 1976, a ABC exibiu o tal telefilme. A audiência foi fora do normal, equivalente ao público que acompanhava o Super Bowl, a final da NFL (liga de futebol americano). Naquele dia, metade dos americanos assistiram à série das detetives. 

Não teve jeito. A ABC confirmou a série, que estreou em 22 de setembro de 1976. Com muitas mudanças no elenco, só Jaclyn do trio original chegou até o final, o drama As Panteras terminou em 1981, após cinco temporadas.

Veja a vinheta (dublada) da abertura de As Panteras:


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade