BALANÇO

Comunidade latina continua sub-representada em Hollywood, diz estudo

Relatório anual publicado pela UCLA sobre a diversidade na TV americana analisou 461 séries

Publicado em 26/10/2021

A comunidade latina ou hispânica forma 18,5% da população nos Estados Unidos. Mas em Hollywood, a proporção de representatividade nas séries é esmagadoramente menor. É o que aponta o relatório anual divulgado pela universidade UCLA, sobre a diversidade na TV americana. A edição publicada nesta terça-feira (26) levou em conta 461 atrações da temporada 2019-2020.

Foram analisados os elencos de séries exibidas em 50 redes, canais ou streamings. Atores e atrizes latinas estiveram em apenas 6,3% das produções da TV aberta americana, 5,7% na TV paga e 5,5% nas plataformas online. 

O levantamento também considera a pluralidade entre os diretores e roteiristas. O baixo índice de atores na frente das câmeras reflete a cultura atrás delas. Uma coisas está relacionada a outra

Isso principalmente quando o assunto são os roteiristas, as pessoas que escrevem os personagens e criam as séries. Somente 4,8% dos roteiristas nas séries da TV aberta eram latinos na temporada 2019-2020, 4,7% na TV paga e 4,3% nos streamings.

Um dado interessante e positivo compilado pelo estudo é que séries mais diversificadas, tanto nos bastidores quanto entre os atores, tendem a ter uma audiência média maior em comparação com produções hegemonicamente brancas. 

O fato de séries com diversidade nas salas de roteiristas terem ido bem [de audiência] no ano passado ilustra que o público está em busca de retratos autênticos [nas tramas]”, falou Darnell Hunt, coautor e reitor do departamento de ciências sociais da UCLA, responsável pelo relatório que está na oitava edição.

No caso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que séries com pessoas não brancas creditadas como roteiristas, entre 31% e 40% dos episódios, tiveram audiência acima da média.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade