Claire Foy será protagonista de série sobre os dias sombrios do Facebook

A atriz duas vezes vencedora do Emmy por The Crown irá interpretar uma importante executiva da rede social

Publicado em 07/10/2021 16:49
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A produtora Anonymous Content (do filme Spotlight e da série Mr. Robot) vai fazer uma atração dramática sobre os dias sombrios do Facebook, com Claire Foy de protagonista. Duas vezes vencedora do Emmy por The Crown, a atriz ganhou o papel de Sheryl Sandberg, a diretora de operações da rede social e aliada de Mark Zuckerberg, um dos fundadores da plataforma.

O título da série é Doomsday Machine (algo como A Máquina do Juízo Final) e a narrativa terá como base o livro Uma Verdade Incômoda: Os Bastidores do Facebook e sua Batalha pela Hegemonia (2021), obra das autoras Sheera Frenkel e Cecilia Kang, recém-lançada no Brasil pela editora Companhia das Letras. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a adaptação de fatos ocorridos desde 2016, Doomsday Machine nasce com o propósito de apresentar os campos minados, políticos e sociais, que o Facebook atravessou na busca implacável pela popularidade. No núcleo da trama estão Sheryl Sandberg (Claire) e Mark Zuckerberg, dupla que revolucionou a maneira como bilhões de pessoas em todo o mundo se comunicam e consomem informações.

Facebook e as fake news

No livro, Sheera e Cecilia revelam como os executivos do Facebook tentaram negar o fato de que a rede social se tornou um canal de desinformação, discurso de ódio e propaganda política. Enquanto isso, os diretores da companhia buscavam o crescimento da plataforma a qualquer preço.

Nas 276 páginas, há relatos de violação de privacidade dos usuários, influência russa nas eleições americanas e manipulação de dados pessoais para propagar fake news. Centenas de fontes privilegiadas foram entrevistadas pelas autoras.

O anúncio da Doomsday Machine vem na cola de um notícia esmagadoramente negativa para o Facebook, após Frances Haugen, ex-funcionária da empresa, revelar documentos que mancham a imagem da rede social, pois mostram como a plataforma é prejudicial para os internautas, principalmente os mais jovens.

Doomsday Machine ainda não tem um canal ou streaming atrelado, mas com certeza haverá um leilão para adquiri-la. Com o projeto concretizado, esse será o primeiro grande trabalho de Claire Foy na TV desde The Crown, série na qual deu vida à rainha Elizabeth 2ª.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio