Rick vs. Madison | Quem é o melhor líder no universo de The Walking Dead?

Andrew Lincoln como Rick Grimes e Kim Dickens como Madison Clark (Fonte: Montagem/Reprodução - AMC)
Publicidade

Devido ao sucesso, e a necessidade de contar outras histórias, The Walking Dead acabou ganhando algumas séries derivadas para chamar de sua a primeira dela foi Fear The Walking Dead. E uma das coisas que podemos notar, e afirmar, é que ambos seriados possuem líderes com fortes gênios.

Enquanto Rick (Andrew Lincoln), um ex-policial, age em determinadas situações com mão de ferro, Madison (Kim Dickens) procura estudar suas possibilidades. Ambos tem modos diferentes de lidar com situações, e abaixo você confere uma lista para saber quem foi o melhor líder.

Experiência para lidar com apocalipse: Rick

Andrew Lincoln como Rick Grimes em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)

Por mais que tenha “caído de balão” no apocalipse zumbi, dado fato de seu longo período em coma, Rick já pode ter experimentado grandes riscos antes do mundo virar de cabeça pra baixo. Além disso o personagem já tinha experiência em combate armado e planejamento.

Continua depois da publicidade

Já Madison, antes do suposto “fim do mundo” era conselheira escolar, sem experiência de combate. Por mais que saiba tratar de algumas situações com oratória, com os mortos vivos é melhor uma arma em mãos.

Sacrifício: Madison

Kim Dickens como Madison Clarck em Fear the Walking Dead (Fonte: Reprodução - AMC)

Vendo que a horda de mortos cercou seus filhos e o grupo, Madison tenta distrai-los com um sinalizador, trancando-os no estádio de beisebol. Cercada, ela se despede de seus amigos ateando fogo em todo local. A por si só, a cena foi muito bem construída para a despedida da personagem, levando o sentimento dos fãs ao máximo.

Rick, por sua vez, já ferido gravemente na barriga atira numa caixa com explosivos, fazendo com que todos zumbis que tentassem passar pelo rio, não conseguissem. Sem uma despedida, damos um adeus precoce a ele.

Preparação em grupo: Rick

Andrew Lincoln como Rick Grimes em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)

Pensando no fato que sua família e amigos deveriam sobreviver, ao longo das dez temporadas The Walking Dead, vários personagens acabam morrendo. Por outro lado parte do grupo consegue sobreviver graças aos ensinos e auxílios de Rick.

Buscando proteger aqueles que ama, não importa o custo, parece que o ex-policial da Geórgia conseguiu repassar esses valores de sobrevivência ao grupo.

Fácil adaptação: Madison

Kim Dickens como Madison Clark em Fear the Walking Dead (Fonte: Reprodução - AMC)

O grupo de Rick assume a postura de andar em bando, e quando encontram um local interessante, e bem protegido para ficar, não perdem tempo de se instalar lá. Porém é uma jornada de poucas mudanças de locais se comparada com Fear.

Madison e seu próximos atuam como nômades, em busca da sobrevivência. Sendo assim, passando de lugares em lugares sem fixar suas barracas. Somente quando eles encontram o estádio de beisebol que a ideia muda.

Não se descuida: Rick

Andrew Lincoln já viu Rick Grimes tirar a vida de MUITA gente em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)

Uma das coisas primordiais em ser líder é fazer com que todos saiam de situações difíceis, ilesos. E além disso, lidar com momentos que requerem cuidado, pois um vacilo pode custar a vida de terceiros.

Durante seus momentos como líder, Madison passa por diversas situações que custam vidas, ou a alta confiança em alguns. Já Rick, mesmo que tenha começado descuidado, deixando uma trilha de sangue por onde passou, como Madison, apos seu contato com governador e Negan ele age cautelosamente.

Razão antes da Emoção: Madison

Kim Dickens como Madison Clark em Fear the Walking Dead (Fonte: Reprodução - AMC)

Em diversos momentos do seriado vemos Rick tomando atitudes questionáveis, graças a lidar com situações por meio de seus sentimentos. O personagem pode até ostentar o destaque de bom líder, porém o que ele acha normalmente é a palavra final. Sem escutar os demais.

Madison traz uma perspetiva de liderança muito diferente, já que por conta de ouvir à todos, muitas pessoas passam a confiar nela. Algo interessante de notar que existe humanidade e bondade dentro dela, mesmo que seja num mundo pós apocalíptico onde ninguém é de confiança.

Estabelece a equipe antes de partir: Rick

Andrew Lincoln como Rick Grimes em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)

Madison pode ter cooperado para que as pessoas tivessem um refúgio, mas sua vida nômade e a falta de experiência desfavoreceram a personagem em preparar os demais. Todos tópicos citados acima são importantes pra esse momento.

Uma bala, dinamite e uma ponte cheia de zumbis, é assim que acompanhamos o glorioso e precoce fim de Rick. De todo modo o personagem cooperou para que seu bando tivesse uma vida quase normal, dando esperanças a eles novamente.

Confiabilidade dos filhos: Madison

Fear the Walking Dead (Fonte: Reprodução - AMC)

Por conta de um relacionamento excessivamente protetor, onde por mais que Carl provasse suas habilidades, ele era sempre reconhecido como uma criança aos olhos de seu pai. A relação entre ambos acaba gerando forte atrito e desentendimento entre eles.

Alycia saia sem a necessidade de algum parceiro (a) para a acompanhar em sua escolta. Ao que parece Madison criou seus filhos com liberdade, e sem medo.

Lidar com inimigos: Rick

Andrew Lincoln como Rick Grimes em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)

Pra comprar uma briga é necessário que tenha sangue frio até o último instante! Como esquecer dos combates entre Rick e Governador, ou seus confrontos com Negan?! Todas as brigas que o personagem compra ao longo do seriado, ao final consegue sair vencendo todas elas.

Já a protagonista de Fear The Walking Dead tem um sério problema de calmaria, diferente de Rick que rapidamente busca lidar com seu inimigo, a falta dessa virtude em Madison acaba custando sua vida.

Dispõe-se a ajudar os outros: Madison

Kim Dickens como Madison Clark em Fear the Walking Dead (Fonte: Reprodução - AMC)
Kim Dickens como Madison Clark em Fear the Walking Dead (Fonte: Reprodução – AMC)

Por mais que Rick tenha uma grande equipe para trabalhar, e agir sob seu comando, o personagem no final da noite só queria proteger a vida do seu filho Carl. O que acaba não saindo como esperado.

Desde seu primeiro momento, Madison questiona as pessoas que encontra ao longo do caminho se precisam de ajuda, tentando apresentar uma chance de viver a pessoas caídas.

Resultado: Empate

Andrew Lincoln como Rick Grimes e Kim Dickens como Madison Clark (Fonte: Montagem/Reprodução - AMC)

Por mais que ambos tenham suas respetivas diferenças, algumas habilidades seriam necessárias em outra história. Porém, mesmo que invertêssemos os protagonistas, ainda seria um humano cometendo as mesmas falhas.

Dito isso, é necessário concluir que cada um é importante em sua própria dramaturgia, tanto a liderança rigorosa de Rick em The Walking Dead, como a união em coletiva de Madison em Fear.

https://observatoriodeseries.uol.com.br/tv/the-walking-dead/todas-as-vezes-que-morgan-deixou-o-grupo-e-o-porque

Publicidade
© 2022 Observatório de Séries | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade