The Walking Dead perde quase 10 milhões de telespectadores em 5 anos

No quesito audiência, o drama zumbi não é nem sombra do que fora no passado

Publicado em 14/10/2021 17:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A queda vertiginosa de audiência de The Walking Dead nos últimos cinco anos é impressionante. De 2016 para cá, 9,4 milhões de telespectadores deixaram de assistir ao drama zumbi nas noites de domingo do canal AMC, nos Estados Unidos. Esse público perdido é suficiente para colocar qualquer série como a mais vista da TV americana na atualidade.

Só mudanças de hábito (ver a série depois de ir ao ar) e estratégia do AMC (liberar episódios no streaming antes da exibição na TV) não explicam com eficiência os motivos da derrocada. O que melhor elucida esse cenário é o simples desinteresse de boa parte das pessoas após uma reviravolta ocorrida na trama. A maioria do povo ficou de saco cheio e largou The Walking Dead.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O que aconteceu há cinco anos?

A sexta temporada de The Walking Dead terminou com o maior gancho da série: Negan (Jeffrey Dean Morgan) desceu o porrete em um dos heróis sobreviventes, mas a revelação da vítima ficou para a estreia do sétimo ano.

Por isso, o primeiro episódio da sétima temporada, em 23 de outubro de 2016, teve uma audiência espetacular de 17 milhões de telespectadores, a segunda maior de toda série. Só que os fatos desenrolados no capítulo decepcionaram os fãs. Glenn (Steven Yeun) e Abraham (Michael Cudlitz) foram mortos por Negan.

Imediatamente, The Walking Dead sentiu a revolta do público. O episódio seguinte contou com 4,5 milhões de pessoas a menos na sintonia. Dali em diante foi ladeira abaixo. A média de telespectadores da sétima temporada fechou em 11,34 milhões.

Após o oitavo episódio da 11ª e última temporada, exibido no domingo (10), The Walking Dead está com uma média de audiência de 1,93 milhão de telespectadores, um sopro do que fora antes. Mesmo assim, ainda é a série mais vista da TV paga americana. Só não briga mais com as líderes no ranking geral.

Essas 9,4 milhões de pessoas que procuraram outra coisa para fazer além de ver The Walking Dead é um número muito grande. Se todas assistissem uma mesma série agora, a colocaria à frente de NCIS na briga pela liderança de audiência. Na 19ª temporada, o drama policial tem média de 8,03 milhões de telespectadores por episódio.

Nesses cinco anos, The Walking Dead teve outras tantas baixas, como as saídas de Andrew Lincoln (o Rick), Danai Gurira (a Michonne) e Chandler Riggs (o Carl), para citar algumas. Sob a batuta de Angela Kang, o drama zumbi melhorou sensivelmente a qualidade da nona temporada em diante. Contudo, o produto de alto nível não foi capaz de atrair tanto a atenção como na segunda metade da década passada.

Restam 16 episódios para The Walking Dead colocar o ponto final na narrativa. A próxima leva de oito capítulos estreia em 20 de fevereiro do ano que vem.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio