O que está acontecendo com Bernard na 3ª temporada de Westworld?

Publicado em 16/03/2020 06:01
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Finalmente, após quase um intervalo de dois anos, a 3ª temporada de Westworld chegou. E felizmente para nossa sanidade, parece muito mais direto do que o quebra-cabeças que foram as primeiras temporadas. Mas o programa ainda é tão misterioso e enigmático como sempre, e talvez as partes mais enigmáticas da estreia desse domingo (15) sejam as cenas de Bernard (Jeffrey Wright).

Como vimos no final da 2ª temporada, quando Dolores (Evan Rachel Wood) chegou ao continente, ela se colocou em outra cópia de seu próprio corpo, colocou uma das mentes anfitriãs que ela contrabandou de Westworld no corpo de Charlotte Hale (Tessa Thompson) e colocou Bernard em outra cópia de seu próprio corpo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ela disse a Bernard que queria que ele ficasse como uma espécie de controle contra si mesma, quando ela embarcasse em sua busca pelo domínio do mundo. Como você deve se lembrar, durante a 2ª temporada, ele a enfrentou quando ela queria destruir o mundo digital ao qual muitos anfitriões haviam escapado, e mais tarde ela percebeu que ele estava certo.

Parce Domine

A maior parte da estreia da 3ª temporada, intitulada Parce Domine, acontece cerca de três meses após o massacre no parque, e a manchete que a Delos quer ver circulando (ou ao menos quem que que esteja no corpo de Charlotte) é que Bernard foi o responsável por tudo. Então, Bernard está foragido, trabalhando em algum tipo de grande fazenda corporativa.

Mas algo parece bem diferente nele desta vez. Quando o vemos pela primeira vez, ele ainda é o mesmo tipo de cara desajeitado e tímido que sempre foi. Mas depois de algumas cenas, o vemos em sua nova casa, executando diagnósticos sobre si mesmo e demonstrando algum tipo de divisão em sua personalidade.

Nessa cena, Bernard está segurando um botão vermelho e se fazendo perguntas. Ele faz a pergunta, pressiona o botão e outro Bernard responde. No começo, parecia haver um segundo anfitrião dentro dele. Contudo, essas duas personalidades se referem à outra como Bernard. Então provavelmente não é isso.

Mais tarde no episódio, alguns de seus colegas de trabalho revelam que o reconhecem como o responsável pelo massacre de Westworld. Assim, tentam capturá-lo para conseguir uma recompensa da Delos. Como sua personalidade principal não parece capaz de se defender, ele aperta o botão. Então, o outro Bernard entra em ação e derruba seus atacantes inconscientes. Quando ele termina, ele aperta o botão novamente e volta ao normal.

Dois Bernard?

Existem duas possibilidades baseadas nas evidências que obtemos na estreia. A primeira é que o botão não faz nada tangível, mas serve como uma espécie de ferramenta psicológica. Bernard já demonstrou a capacidade de se recuperar quando estava em Westworld, quando evocou uma alucinação de Robert Ford (Anthony Hopkins) para construir o corpo de Charlotte para Dolores.

Portanto, é muito possível que ele esteja fazendo a mesma coisa aqui, usando o botão como uma espécie de gatilho psicológico da mesma maneira que usou Ford na 2ª temporada. Esse gatilho seria, a julgar pelas cenas, uma maneira de Bernard acessar seu verdadeiro e objetivo eu.

A mente de Bernard é apenas isso, uma mente, mas ele também é basicamente um computador. Como vimos nas alucinações da Ford da última vez, há coisas que a parte dele sabe que sua mente não é capaz de acessar normalmente. Então, isso seria uma maneira de contornar isso.

A outra possibilidade é que esse corpo tenha, até certo ponto, uma mente própria. E, portanto, existem dois Bernards separados – um sendo a mente e o outro o corpo. E há evidências de que esse corpo é diferente daquele que ele possuía no Westworld. Por exemplo, na 2ª temporada, quando ele se conectava a uma mesa para diagnóstico, ele conectava o cabo ao braço direito, mas, na estreia da terceira temporada, ele se conecta ao braço esquerdo.

E sua aparente paranoia de que Dolores de alguma forma se comunica com ele sem que sua mente consciente saiba disso é outra evidência para essa teoria. Contudo, ainda não temos informações suficientes para realmente saber o que está acontecendo. Portanto, é certamente possível que a resposta seja algo completamente diferente.

E você? O que acha que está acontecendo com Bernard? Deixe seu comentário!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio