O que Dolores fez ao apertar AQUELE interruptor em Westworld?

Publicado em 27/04/2020 18:07
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Finalmente começou. A 3ª temporada de Westworld tem sido tão cheia de mistérios que seria totalmente ridículo tentar responder todas as nossas perguntas com seu episódio final que vai ao ar no próximo domingo (03). Então, os criadores do show, Jonathan Nolan e Lisa Joy, deram um pontapé inicial nesta semana, com um episódio que continha tanta coisa que é realmente difícil entender tudo.

Foi uma sobrecarga de informações, honestamente. Alguns podem precisar de mais de uma visualização para realmente entender o que aconteceu, e não há nada de errado nisso. E, por ser tão avassalador, você pode ter perdido a linha de diálogo no início do episódio que explicava algo que a “principal” Dolores (Evan Rachel Wood) fez no final do episódio.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além de toda a conversa e grandes revelações, também tivemos uma grande cena de luta entre Dolores e Maeve (Thandie Newton), que envolveu algumas ações extras de um rifle sniper controlado por computador e um drone em forma de helicóptero futurista. E possivelmente uma morte de uma ou duas personagens principais.

A luta foi bem equilibrada durante a maior parte. Mas Maeve pode ser considerada a grande vencedora, esfaqueando Dolores no estômago. Ainda, momentos depois, o helicóptero de Maeve disparou no braço de Dolores, deixando a anfitriã sem nada do cotovelo para baixo. Dolores conseguiu cambalear de volta ao antigo prédio de recondicionamento para dar um último passo: ela ligou um interruptor em um grande dispositivo e tudo eletrônico no prédio foi desligado; Maeve, Dolores e a IA Solomon incluído.

Pulso eletromagnético

Então o que aconteceu aqui? Bem, aquela caixa grande em que Dolores ligou o interruptor recebeu uma breve menção no início do episódio, quando Dolores e Caleb (Aaron Paul) entraram pela primeira vez no local. Caleb perguntou por que haveria um “EMP de nível militar” lá, ao qual Dolores respondeu simplesmente: “No caso disso tentar escapar”.

O “isso” é Solomon, outro grande orbe de IA que os irmãos Serac construíram. É o antecessor de Rehoboam, o que atualmente governa o mundo. E um EMP é um “pulso eletromagnético”. Normalmente, quando um filme ou programa de TV tem um EMP, temos algumas linhas estranhas de diálogo explicando o que é. Mas Westworld não é o tipo de programa que faz isso. Então, ao invés disso, temos apenas a introdução mais superficial ao dispositivo.

Sem saber mais sobre a natureza do dispositivo EMP específico que vimos esta semana no show, é difícil entrar em detalhes sobre o que ele realmente fez. Mas a versão curta é que um dispositivo EMP produz um pulso que interrompe ou danifica todos os tipos de eletrônicos. Portanto, quando Dolores apertou o botão, ela colocou em curto todos os aparelhos eletrônicos da região.

A grande questão é se o pulso era forte o suficiente para realmente arruinar permanentemente os corpos de Maeve e Dolores, sem mencionar suas pérolas. Elas podem estar mortas para sempre ou podem apenas estar “deligadas” ou “danificadas”. Na verdade, não sabemos o suficiente sobre o dispositivo, nem sobre os anfitriões para adivinhar. Tudo pode ser vago de propósito, assim como Lisa Joy e Jonathan Nolan.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio