Pokémon (Fonte: Reprodução)
Pokémon (Fonte: Reprodução)

Pokémon sobrevive na televisão há mais de 20 anos, acompanhando as aventuras de Ash nas várias regiões do mundo Pokémon. No entanto, na última temporada, algo radical aconteceu: Ash ganhou um campeonato da Liga Pokémon. Depois de anos e anos, ele finalmente reivindicou seu objetivo, tornando-se um Mestre Pokémon! Isso levanta a questão, porém: “E agora?” Para onde vai a série de anime depois que seu personagem titular alcançou todos os seus sonhos?

Detalhes sobre a próxima temporada do anime Pokémon vieram à tona, confirmando que a série sofrerá um leve reboot. Como todo novo arco do show, ele acontecerá em uma nova temporada, com as mesmas alterações regulares. Novo professor, novas personagens… Mas uma coisa nesse reboot terá um aspecto mais extremo: Ash Ketchum não será mais o foco principal.

Protagonismo

Os primeiros rumores indicavam que Ash não apareceria mais no próximo anime. A nova série, intitulada Pokémon, indicou que pode haver uma abordagem inovadora adotada na série. As temporadas anteriores do programa seriam intituladas em conjunto com o novo jogo Pokémon lançado naquele ano ou no ano anterior, continuando por toda a região. Esse não parece mais o caso. Mas Ash está lá, como podemos conferir no trailer abaixo:

No entanto, como também mostrado no trailer, a série parece estar indo e voltando entre duas protagonistas muito diferentes. Vemos Ash como uma nova personagem no início de sua jornada. Go, de dez anos, aparece junto com seu companheiro Pokémon, Scorbunny, e está decidido a capturar o lendário Pokémon Mew.

De acordo com a descrição na TV-Tokyo, Go encontrou Mew quando criança. O encontro com o lendário Pokémon se tornou em perseguição apaixonada pela criatura esquiva. Essa natureza colecionadora e calma coloca a personagem ao lado de Ash, que é mais empolgado e tem um objetivo diferente.

Embora esteja claro que este anime trará Ash de volta ao início de sua jornada em flashbacks. Mas trará também o atual Ash, campeão da Liga Alola, viajando com Go. Considerando que Ash agora é um Mestre Pokémon oficial após sua vitória na Liga Alola, é possível que Ash leve Go sob sua asa, para mostrar a ele os caminhos dos Pokémon. Essa dinâmica mentor-pupilo será contrastada pelo uso de flashbacks, que prometem retornar às primeiras aventuras de Ash em Kanto. O primeiro episódio será um flashback inteiro. Falamos sobre isso mais abaixo.

Novas e velhas personagens

Mas Go e Ash não estarão sozinhos em sua jornada. Obviamente, o Pikachu de Ash se juntará à equipe, mas, além disso, um conjunto de rostos novos e familiares aparecerá. O professor Carvalho está confirmado, assim como a Equipe Rocket. Presumivelmente, ambos servirão em seus papéis habituais, com Carvalho sendo o mentor pessoal de Ash e a Equipe Rocket perseguindo Pikachu com suas armadilhas.

No entanto, algumas novas personagens aparecerão também. O novo professor é o Dr. Sakuragi. Ele, presumivelmente, será fundamental para definir Go em sua jornada com seu Scorbunny. Ele realiza pesquisas no Instituto Sakuragi. A filha do médico, Koharu, será a amiga de infância de Go e, presumivelmente, servirá como companheira e/ou rival da personagem. O companheiro de Koharu é um Yamper, um Pokémon parecido com cachorro que estreou nesta sexta-feira (15) com os novos jogos Pokémon Sword and Shield.

Curiosamente, o Pokédex parece ter sofrido outra transformação também. Ainda é um Rotom, como em Pokémon Sun & Moon, mas tem um design mais em forma de telefone celular. Presumivelmente, isso se deve à influência do Pokémon Go na futura série.

Futuro caminhando ao lado do passado

Um aspecto fascinante do “reboot” é o Instituto de Pesquisa Sakuragi, onde o Dr. Sakuragi passa a maior parte do tempo pesquisando. O Instituto de Pesquisa Sakuragi, de acordo com a TV-Tokyo, permite que Ash e Go viajem para todas as regiões do mundo Pokémon. Nenhum outro anime da franquia fez isso antes. Ao menos, não dessa forma. Isso confirma que todas as regiões serão apresentadas neste novo anime.

Isso significa que poderemos ver novamente antigas personagens favoritas dos fãs. Misty e Brock são obviamente os primeiros que vêm à mente. Mas todas as regiões tem algumas personagens que deixaram saudades. Assim, velhos amigos podem voltar, oferecendo ao público a chance de ver como eles cresceram após Ash se tornar um Mestre Pokémon.

Primeiro episódio

O primeiro episódio do anime, em particular, promete fazer uma viagem ao passado. O anime oferecerá ao público um vislumbre da infância nunca contada do Pikachu de Ash. Intitulado Nascimento de Pikachu, o episóddio voltará para as florestas da região de Kanto para explorar Pikachu como um jovem e solitário Pichu. Segundo o site da TV-Tokyo, o jovem Pichu “experimenta um encontro e uma despedida”. Parece provável que esse flashback não seja apenas para nossa compreensão do passado da personagem, mas estabeleça algumas informações importantes que oferecerão orientação e contexto para os eventos que se seguirão. Talvez nós possamos descobrir que Pikachu teve algum encontro com um Pokémon lendário (talvez Mew) que se ligaria ao arco desta nova temporada.

O que mais o trailer diz?

No trailer, também vislumbramos inúmeras áreas, incluindo uma foto de Ash e Go viajando nas costas de um Lugia. Toda temporada de Pokémon apresenta encontros lendários. Mas parece que essa série levará Ash e Go direto para as regiões mais selvagens do mundo Pokémon, em busca do lendário Mew. Isso pode levar a alguns encontros incríveis com algumas das entidades mais estranhas de Pokémon.

Seja qual for o caso, é claro que essa aventura não será restrita à nova região insular de Galar, mas sim explorará a extensão passada e vasta do mundo Pokémon como um todo.