Há mais por trás do trauma de Jason Todd; teoria de Titãs aponta que SPOILER está vivo

Publicado em 19/10/2019 16:50
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois de ser capturado pelo finado Doutor Luz (Michael Mosley), desafiar o Exterminador (Esai Morales) e ser resgatado da morte certa por Conner Kent (Joshua Orpin), o Jason Todd (Curran Walters) que encontramos no episódio desta semana de Titãs está bastante diferente do que vimos anteriormente. Alternando entre retraído e emocionalmente frágil, ele luta contra as lágrimas quando é acusado por seus colegas de equipe de atormentá-los sutilmente com lembretes dolorosos de seu passado. Podemos atribuir seu comportamento ao estresse pós-traumático. Mas e se for algo mais?

Além da discussão abrangente sobre o papel que Dick Grayson (Brenton Thwaites) teve na morte do filho de Slade Wilson, Jericó (Chella Man), os principais mistérios do último episódio, intitulado Bruce Wayne, são os motivos pelos quais alguém está fazendo brincadeiras cruéis (por falta de uma palavra melhor) na Torre dos Titãs. As respostas convenientes (e até lógicas) para ambos seriam: Rose Wilson (Chelsea Zang), transtornada quando descobriu um antigo disco de seu irmão, Jericó, na Torre; ou Jason Todd, considerando seu comportamento estranho no último episódio. No entanto, pode não ser tão simples.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os olhos de Jason Todd

O episódio começa com uma visão assustadora de Jason de sua queda, depois que o Exterminador detonou o andaime suspenso no qual ele estava preso. Mas Jason não está dormindo; ele está olhando pela janela do quarto. Há duas outras observações em potencial:

  • Essa não é uma recriação estrita de eventos; ele não está despencando do lado de um edifício, está murado e mergulhando dentro de quatro paredes, como você vê acima. Pode-se até dizer que é uma prisão.
  • Os olhos de Jason inicialmente parecem meramente refletir as luzes do(s) prédio(s). Mas eles se tornam um foco repetido do episódio enquanto ele olha pela janela; às vezes vemos flashes de luz, imitando seu corpo passando pelos andares do edifício. Mas, uma vez, não vemos.

Isso pode muito bem ser uma maneira de Titãs simbolizarem o TEPT (estresse pós-traumático). Afinal, a série não é exatamente sutil. Mas por que o foco nos olhos de Jason? A maneira mais tradicional e lógica de descrever essa luta seria Jason ser atormentado por pesadelos. Ao invés disso, o show coloca o novo Robin bem acordado, se não sempre consciente do que está acontecendo ao seu redor. Por isso, seu vago olhar brilhando esverdeado, pode ser a chave para descobrir o que está acontecendo com o garoto.

Os poderes de Jericó

Jericó, o filho de Slade Wilson, tem um poder que lhe permite possuir o corpo de qualquer pessoa com quem ele faça contato visual. Nos quadrinhos, ele transferiu sua consciência para o corpo de seu pai, onde permaneceu adormecido por anos após sua aparente morte. Tradicionalmente, quando Jericó ativa seu poder, seus olhos ficam pretos e verdes, o que parece imitado em Titãs pela luz nos olhos de Jason.

E se Jericó, ao invés de morto, usou esse poder para escapar de seu destino e, de alguma forma, estar em Jason Todd? É possível que Jericó, de fato, esteja vivo na série? Isso explicaria o comportamento incomum de Robin desde o retorno à Torre dos Titãs, bem como a fixação do episódio com os olhos. A cena de abertura pode muito bem ser simbólica da prisão da psique de Jason dentro de sua própria mente e corpo. Assim, ele estaria em guerra com o controle de Jericó, mas sem saber o que está acontecendo… O que explica sua confusão, as cruéis brincadeiras com os Titãs e até mesmo sua tentativa de suicídio.

Como Jericó chegou até Jason?

Como nas HQs, Jericó pode ter ficado adormecido em seu pai, até que visse a oportunidade de se mudar para Jason quando ambos se encontram. Também vale supor que os poderes de Jericó podem ser levemente alterados na série… Donna Troy (Conor Leslie) insistiu durante essa temporada que a Torre teria “fantasmas”. Ficou claro, após o episódio Garth que ela estava se referindo ao seu antigo colega e interesse amoroso, Aqualad (Drew Van Acker). No entanto, isso poderia estar prevendo a chegada de Jericó, que de alguma forma se manteve no quartel general dos Titãs. Quem sabe aquele disco servirá para mais do que instigar Rose a procurar a verdade sobre a morte de seu irmão.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio