ESSA série precisou ser removida da Netflix após gerar revolta; entenda

Publicado em 08/06/2020 17:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Netflix está removendo um episódio do programa História: Direto ao Assunto (History 101) que diz que a AIDS se originou no Haiti.

“Vimos as preocupações levantadas e, juntamente com os criadores da série, decidimos remover o episódio enquanto analisamos os problemas envolvidos”, disse um porta-voz do serviço de streaming à VOA via e-mail.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

História: Direto ao Assunto é uma recente série de televisão britânica produzido pela ITN Productions. É descrita pela Netflix como “infográficos e imagens de arquivo que oferecem lições de história em tamanho pequeno sobre descobertas científicas, movimentos sociais e descobertas que mudam o mundo”.

O episódio provocou indignação entre haitianos residentes nos Estados Unidos, que publicaram suas críticas e começaram uma petição no Instagram e no Twitter.

“O enquadramento de todo o documentário carece de visão de mundo”, afirmou o renomado DJ americano/haitiano Michael Brun no Instagram. “Para uma doença que afetou mais a África, eles tinham 0 cientistas ou representação do continente (ou Haiti)”.

De acordo com o AIDS Institute, uma organização sem fins lucrativos dos EUA que promove mudanças sociais, os cientistas atribuem a infecção pelo HIV em humanos a um tipo de chimpanzé encontrado na África Ocidental.

A Haitianroom, uma popular conta haitiana americana no Instagram, fez uma petição contra o programa Netflix:

“As mentiras são parte da razão pela qual muitos de nós tivemos dificuldade em crescer no Haiti !!!” diz a publicação:

https://observatoriodeseries.uol.com.br/noticias/voce-ja-viu-essas-sao-as-3-series-mais-populares-da-netflix-no-mundo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio