A Netflix está removendo um episódio do programa História: Direto ao Assunto (History 101) que diz que a AIDS se originou no Haiti.
“Vimos as preocupações levantadas e, juntamente com os criadores da série, decidimos remover o episódio enquanto analisamos os problemas envolvidos”, disse um porta-voz do serviço de streaming à VOA via e-mail.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
História: Direto ao Assunto é uma recente série de televisão britânica produzido pela ITN Productions. É descrita pela Netflix como “infográficos e imagens de arquivo que oferecem lições de história em tamanho pequeno sobre descobertas científicas, movimentos sociais e descobertas que mudam o mundo”.
O episódio provocou indignação entre haitianos residentes nos Estados Unidos, que publicaram suas críticas e começaram uma petição no Instagram e no Twitter.
“O enquadramento de todo o documentário carece de visão de mundo”, afirmou o renomado DJ americano/haitiano Michael Brun no Instagram. “Para uma doença que afetou mais a África, eles tinham 0 cientistas ou representação do continente (ou Haiti)”.
De acordo com o AIDS Institute, uma organização sem fins lucrativos dos EUA que promove mudanças sociais, os cientistas atribuem a infecção pelo HIV em humanos a um tipo de chimpanzé encontrado na África Ocidental.
A Haitianroom, uma popular conta haitiana americana no Instagram, fez uma petição contra o programa Netflix:
“As mentiras são parte da razão pela qual muitos de nós tivemos dificuldade em crescer no Haiti !!!” diz a publicação: