Star Trek: Discovery mostrou uma reviravolta chocante em sua 1ª temporada, com o capitão Gabriel Lorca (Jason Isaacs) se transformando em um doppelganger maligno do Universo Espelhado.
Como os fãs da série saberão, porém, a 1ª temporada mudou muito ao longo da produção devido ao co-criador Bryan Fuller ter deixado o projeto. Acontece que a reintrodução do Universo Espelhado era um de seus conceitos, mas ele pretendia usá-lo originalmente para explorar um tema arrojado e diferenciado.
Fuller esteve recentemente conversando com Robert Meyer em um episódio recente de seu programa Robservations no YouTube e falou sobre a série, revelando um conceito clássico que ele entende ter aplicado:
“Isso me faz pensar no discurso de Joe Menosky, onde O Doutor tem uma escolha de Sofia, ele só pode salvar uma vida. E ele escolheu a alferes Harry Kim versus esta alferes, e é uma decisão dividida e faz com que todo o seu programa se desfaça porque ele não consegue lidar com como sua escolha sempre custaria uma vida. Era o Kobayashi Maru dele”.