Chega de Game of Thrones: 10 minisséries para assistir na HBO

Publicado em 16/04/2019 14:26
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

É inegável que ao longo dos anos a HBO vem se firmando como uma das maiores e melhores grifes televisivas. Para evitar contestações, deixo uma série de exemplos: The Wire. Família Soprano. Big Little Lies. A brilhante e injustamente não tão lembrada Olive Kitteridge. Angels in America. The Newsroom. Mildred Pierce. Band of Brothers. Veep. As brasileiras Alice, O Negócio, Psi, Mandrake e Magnífica 70. Boardwalk Empire. Girls. Roma. The Deuce. True Detective. E por aí vai…

A menos que você não tenha se inteirado minimamente no mundo das séries ao longo dos últimos anos, não é difícil perceber que Game of Thrones não chega nem em um top 5 das produções da emissora.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Longe de querer criticar o gigantesco fenômeno que é a série dos dragões e zumbis de gelo, esse artigo busca apenas uma coisa: Mostrar o quão plural é a produção dessa emissora e incentivar que os fãs de Game of Thrones explorem ainda mais afundo o catálogo disponível para os assinantes da HBO (caso ainda não o tenham feito).

Como sempre, muitos fatores influenciam na decisão dos títulos que farão parte dessa lista. Apesar disso, prevalecem os títulos mais frescos na memória e as preferências pessoais do autor. Caso ache que alguma minissérie ficou de fora, deixe nos comentários como recomendação.

Sem mais delongas, 10 ótimas minisséries da HBO para assistir entre um episódio e outro de Game of Thrones:

10 – Band of Brothers (2001)

Nessa minissérie vencedora do Emmy e Globo de Ouro, acompanhamos os membros da Easy Company, um grupo estadunidense que continha a elite da infantaria de paraquedistas. Produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, é uma das mais icônicas séries da emissora. Acompanhando os soldados desde o treinamento até a missão na Europa, a minissérie é um bom retrato dos horrores da guerra e possui uma boa construção narrativa na relação entre os soldados.

Avaliação: ✭✭✭½

9 – Generation Kill (2008)

Nessa minissérie de 7 capítulos baseada no livro de Evan Wright, um repórter que embarcou junto do 1º Batalhão de Reconhecimento da Marinha dos E.U.A. no início da Invasão do Iraque em 2003, acompanhamos a guerra em suas inúmeras facetas. Do companheirismo e heroísmo dos soldados até a disfuncionalidade presente no meio militar em alguns momentos. Outra ótima produção do gênero de guerra da HBO.

Avaliação: ✭✭✭½

8 – John Adams (2008)

Estrelada por Paul Giamatti, essa minissérie vencedora do Emmy e dirigida por Tom Hooper acompanha a vida política de John Adams, um dos pais fundadores dos E.U.A. e segundo presidente do país. Com uma grande performance de Giamatti, a minissérie ganhou 13 Emmys, um recorde para o formato.

Avaliação: ✭✭✭✭

7 – The Night Of (2016)

Em The Night Of acompanhamos um estudante estadunidense de origem paquistanesa que, após dar carona para uma mulher e passar a noite com ela, acorda desnorteado com a mulher morta ao seu lado. Uma história capaz de tratar de inúmeros temas e com um ótimo viés psicológico e social em uma minissérie de investigação criminal.

Avaliação: ✭✭✭✭

6 – Sharp Objects (2018)

Baseado no primeiro romance de Gillian Flynn, mesma autora de Garota Exemplar, nessa minissérie estrelada por Amy Adams uma repórter encara seu passado ao voltar a sua cidade natal para cobrir a notícia de um violento assassinato. Uma boa série de suspense com uma ótima protagonista e uma grande performance de Adams.

Avaliação: ✭✭✭✭

5 – Mildred Pierce (2011)

Estrelado por Kate Winslet, a série acompanha a mesma história do clássico filme de 1945 estrelado por Joan Crawford. Após um divórcio, uma mãe que tem uma relação delicada com sua filha abre um restaurante de sucesso. Um ótimo drama guiado por um bom roteiro e uma fantástica performance de Kate Winslet.

Avaliação: ✭✭✭✭½

4 – Big Little Lies (2017)

Por mais que a série terá uma segunda temporada, a trama da primeira parte de Big Little Lies é tão bem amarrada que seria um erro não considerá-la uma minissérie fechada (até porque ela ganhou o Emmy na categoria).
Com um elenco estelar que conta com Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Shailene Woodley, Zoe Kravitz e Laura Dern, a série acompanha a vida em uma pequena cidade que esconde inúmeros pequenos e grandes segredos. Uma das melhores minisséries da década.

Avaliação: ✭✭✭✭½

3 – Empire Falls (2005)

Nessa minissérie em duas partes estrelada por Ed Harris, Helen Hunt, Paul Newman, Robin Wright e Philip Seymour Hoffman, acompanhamos os dramas, as tragédias e sonhos dos habitantes de uma pequena cidade do Maine. Uma série singela, com um grande elenco e ótima trama.

Avaliação: ✭✭✭✭½

2 – Angels in America (2003)

Dirigida por Mike Nichols e baseada na peça de Tony Kushner, a série se passa durante o ápice da epidemia da AIDS nos anos 80. Um panorama político e social da Manhattan da época com Al Pacino, Meryl Streep, Emma Thompson, Patrick Wilson, Jeffrey Wright e Mary-Louise Parker. Uma das maiores minisséries da história.

Avaliação: ✭✭✭✭✭

1 – Olive Kitteridge (2014)

Baseado no romance de Elizabeth Strout vencedor do Pulitzer de ficção, acompanhamos 25 anos na vida da professora de matemática Olive Kitteridge. Seu relacionamento com o marido, seu filho e outros habitantes de uma pequena cidade de New England são abordados nessa série que tem um dos melhores roteiros dos últimos anos. Estrelada por Frances McDormand, Richard Jenkins e Zoe Kazan e vencedora de 8 Emmys.

Avaliação: ✭✭✭✭✭

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio