Neil deGrasse Tyson (Fonte: Reprodução)
Neil deGrasse Tyson (Fonte: Reprodução)

É um debate que nunca será resolvido; é um debate quase tão antigo quanto o próprio tempo. Você não precisará ir muito longe para ouvir alguém perguntar: “Marvel ou DC?” E Neil deGrasse Tyson resolveu colocar o seu parecer na questão.

Em poucos dias, o astrofísico voltará para a série Cosmos: Possible Worlds, inspirada na série documental icônica de Carl Sagan, na National Geographic. Em uma conversa sobre o show, o Comicbook.com resolveu colocá-lo numa saia justa, perguntando: “A Marvel ou a DC são cientificamente mais precisas?”

Tyson não teve medo da repercussão; sem titubear e não perder tempo em dizer que a Marvel é “de lavada” mais cientificamente precisa do que seus colegas da DC Comics.

“Ah, sim. Sem dúvida. Ah, sem dúvida”, disse Tyson. “Oh, é óbvio. A Marvel vence esse concurso de lavada da DC Comics, se por quase qualquer motivo, menos Thor e talvez um ou dois outros que eu tenha perdido a noção, quase todos com poderes na Marvel Comics, esses poderes são derivado de algo científico que lhes aconteceu”.

“Homem-Aranha. Ele é mordido enquanto está em um laboratório de biologia, onde há uma aranha radioativa. Há o Hulk, que… eram raios gama. Todo mundo tem uma história baseada em ciências por trás de suas superpotências, e isso cria uma paisagem fértil para a qual você pode voltar se precisar. Além disso, Banner era médico, pelo amor de Deus. Portanto, isso tem valor”.