Pokémon (Fonte: Reprodução)
Pokémon (Fonte: Reprodução)

A companhia de jogos eletrônicos Game Freak lançou no ano passado os jogos Pokémon Sword and Shield, marcando a 8ª geração do game. Mas não é de hoje o sucesso da franquia. Considerada a maior franquia de entretenimento do mundo, Pokémon comemorará daqui uma semana seu aniversário de 24 anos, com os primeiros jogos, Pokémon Red and Green (Blue no ocidente) sendo o início de tudo em 1996.

Pouco mais de um ano depois, os jogos chegavam para a televisão em forma de série animada, o que ajudaria ainda mais a criar o fenômeno cultural que se tornou a marca. Mesmo tendo seus altos e baixos, a franquia sempre teve um fandom apaixonado, ligado em cada detalhe do seu universo de jogos, televisão e cinema.

Mistério no Farol

Cena de Mistério no Farol na 1ª temporada de Pokémon (Fonte: Reprodução)
Cena de Mistério no Farol na 1ª temporada de Pokémon (Fonte: Reprodução)

Por isso, é fácil achar quem vai lembrar do episódio Mistério no Farol, da primeira temporada do anime. No episódio, vemos Ash Ketchum capturar seu 7º Pokémon, somente para que esse suma em sua frente. Isso acontece porque cada treinador só pode carregar 6 Pokémon por vez; e é isso que o episódio irá mostrar.

Para isso, somos levados até a casa de Bill, responsável por criar um sistema de armazenamento para os demais monstrinhos dos treinadores. Acontece que Bill mora num farol e um estranho fenômeno acontece quando Ash, Pikachu, Misty e Brock estão por lá: um Pokémon gigante aparece!

Embora seja nítido para os fãs mais calejados que se trata de um Dragonite, Pokémon da 1ª geração do tipo dragão, ele é muito maior dos que os demais Dragonites vistos posteriormente. Bill explica que não é a primeira vez que ele aparece. Mas isso raramente acontece. Após a Equipe Rocket espantar o Pokémon, Bill e os demais (incluindo os telespectadores) são deixados no escuro, sem saber quem é de fato aquele Pokémon.

Dynamax

Raid de um Gyarados Dynamax em Pokémon Sword and Shield (Fonte: Reprodução)
Raid de um Gyarados Dynamax em Pokémon Sword and Shield (Fonte: Reprodução)

Bom, parece que a franquia pode ter conseguido encontrar uma resposta mais de 20 anos depois do episódio ir ao ar! Com o lançamento dos novos jogos da franquia, foi introduzida a mecânica de Dynamax, um novo aspecto da batalha que faz seu Pokémon ficar gigante! Não, não é tão gratuito quanto parece e esse fenômeno faz parte da história do jogo.

Vale lembrar que Dragonite ainda não faz parte da Pokédex desses novos jogos. Além disso, o fenômeno de Dynamax só foi encontrado até agora na região de Galar, e Ash, Pikachu e seus amigos estavam na região de Kanto. Mas como esse o mistério no farol não deve ser explorado novamente, essa resposta pode, depois de tantos anos, aquietar o fã mais .