Hank Azaria deixa seu papel de dublador de Apu em Os Simpsons (Fonte: Reprodução)
Hank Azaria deixa seu papel de dublador de Apu em Os Simpsons (Fonte: Reprodução)

Após trinta anos fazendo a voz original do indiano Apu, em Os Simpsons, o ator norte-americano Hank Azaria anunciou que sairá do seu papel.

Em entrevista ao SlashFilm, Azaria explicou a sua decisão. Segundo ele, foi um acordo mútuo entre o ator e os produtores da série, mas ele não sabe detalhes sobre o destino do personagem na animação daqui para frente.”Isso é algo que depende dos produtores e eles ainda não encontraram uma solução. Apenas concordamos que não farei mais a voz dele [do Apu].”

O ator deixa de fazer apenas a voz de Apu, mantendo seu trabalho nas vozes de Moe e Comic Book Guy, do quais também faz a dublagem ultimamente.

Não foi publicado oficialmente o motivo que levou a essa decisão, mas pode estar relacionada à polêmica que teve início em 2017 com o documentário The Problem with Apu, no qual Hari Kondabolu, um humorista indiano, critica a maneira como diversas produções estereotipam os imigrantes do sul da Ásia, assim como o indiano Apu. Um dos pontos principais é o fato de um homem branco, norte-americano, ser a voz original do personagem que, por si só, carregaria diversos clichês, na visão do humorista.

Os Simpsons foi criado por Matt Groening e estreou em 1989, nos EUA. A série já teve mais de 630 episódios ao longo de seus mais de 30 anos de existência. A série animada está atualmente em sua 31ª temporada e é transmitida no Brasil pela Fox.