Divulgado teaser do episódio final de Arrow (Fonte: CW)
Divulgado teaser do episódio final de Arrow (Fonte: CW)

Arrow está chegando ao final e os roteirista passaram por uma pequena dificuldade em equilibrar sua trama após oito anos, já que precisaram se adequar às mudanças apresentadas em Crise nas Infinitas Terras. Apresentar o episódio final com seu protagonista já falecido não é uma tarefa fácil.

Em entrevista ao Variety, os criadores da série comentaram sobre as dificuldades nessas modificações e ainda prometeram entregar um final satisfatório para os fãs. “Foi extremamente desafiador”, disse a produtora executiva Beth Schwartz. “No final, todos esses desafios foram o que tornou o final tão perfeito.”

Com Oliver morto após os eventos do crossover, o final homenageia seu sacrifício – e revela um punhado de mudanças que se desenrolaram após o evento. Isso também permitiu que a série recuperasse personagens falecidos anteriormente, como Moira Queen, interpretada por Susanna Thompson (morta na segunda temporada) e Quentin Lance, vivido por Paul Blackthorne (que morreu no final da sexta temporada).

“Tivemos muitas discussões sobre o que há de novo, mas ao mesmo tempo, porque temos o possível desmembramento, e também existem todos esses outros programas irmãos [no Arrowverse], nos demos a liberdade ser flexível ”, afirmou o produtor executivo Marc Guggenheim. “Tem sido a mesma abordagem que adotamos com Arrow nos últimos oito anos, o fato de termos tido essas conversas não significa que estamos excluindo uma ótima ideia se ela aparecer [mais tarde ]. ”

Schwartz acrescenta, porém, que houve muitas conversas sobre quais personagens falecidos anteriormente poderiam ser trazidos de volta: “Estávamos realmente definindo as regras. E nós explicamos isso no final.”

O episódio final, intitulado Fadeout, também permite que Felicity atual (Emily Bett Rickards, que saiu da série no final da 7ª temporada) conheça sua filha adulta. “Há muita satisfação de desejos”, prevê Schwartz. “Primeiro, ser pai – e eu sou um pai novo – ver seu filho na idade adulta é realmente louco e também incrível quando você se orgulha de quem ele se tornou mulher e também honra o legado de seu pai. [Não foi] obviamente em ótimas circunstâncias, porque eles estão no funeral de Oliver, mas acho que foi um momento muito significativo em suas vidas. ”

O episódio final da série vai ao ar dia 28 de janeiro, no CW. No Brasil, é exibida pelo canal Warner.