Ewan McGreor como Obi Wan Kenobi. Fonte: Lucas Films
Ewan McGreor como Obi Wan Kenobi Fonte: Lucas Films

Hello there, como diria nosso saudoso Mestre Kenobi. Você já deve ter ouvido falar que o mestre Jedi, antigo general das Guerras Clônicas, Obi-Wan Kenobi irá ganhar em breve sua própria série na Disney +. E como deve ser, ela será uma “série elegante para um serviço de streaming mais civilizado”.

Embora a nova série ainda esteja longe de ser lançada e sem um título oficial, já deu para aprender boa parte sobre o enredo e o cenário desse spin-off de Star Wars, assim como o envolvimento de Ewan McGregor até o momento, e desta forma conseguimos montar uma lista de tudo o que sabemos sobre a série Obi-Wan Kenobi da Disney e também desmitificar muitos dos rumores que saíram nos últimos tempos.

Quando deverá ser lançada?

Ainda não existe uma data de lançamento confirmada e nem uma janela geral para a série chegar. Infelizmente, deverá ser uma longa espera até a Disney falar algo sobre o assunto. Dado que a série prequel de Rogue One, focada em Cassian Andor, foi anunciada antes de Obi-Wan Kenobi e deve estrear em 2021, pode ser que tenhamos que aguardar até 2022 para vermos Kenobi finalmente fazer sua estréia na Disney +. No entanto, a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, indicou uma data de início de produção para 2020, portanto, um lançamento em 2021 pode não estar fora de questão. Em última análise, pode depender de quão pesados ​​são os efeitos da série.

O lado positivo é que pelo menos os fãs podem esperar mais aventuras da era Prequel de Obi-Wan em um futuro próximo, já que a sétima temporada de Star Wars: The Clone Wars está chegando em fevereiro de 2020.

Qual será o título?

Isto também não foi definido, mas quando circulavam rumores sobre a Disney estar preparando um filme derivado da história de Obi-Wan, o projeto havia sido intitulado Kenobi: A Star Wars Story. Já pudemos ver que a Disney + esteve mantendo esse título ou até encurtando-o para simplesmente Kenobi. Vale destacar, que Kenobi também é o nome de um romance do Universo Expandido do autor John Jackson Miller, uma história também ambientada em um período semelhante pós-Episódio III e que tem um enredo fabuloso.

Existe um trailer?

No momento não há trailers da série Obi-Wan Kenobi. O YouTube está cheio de trailers feitos por fãs, mas não esperem que nenhuma filmagem legítima aconteça até pelo menos 2020. O maior evento da franquia, o Star Wars Celebration Anaheim, está programado para agosto de 2020, para que possa ser o local onde os fãs terão o primeiro vislumbre da nova série. Portanto, até lá, tudo o que foi divulgado de vídeos, não passam de fakes ou fanfilms.

O que aconteceu com o filme?

Quando a Disney anunciou oficialmente a série Obi-Wan Kenobi na D23 em agosto deste ano, a notícia não foi exatamente um choque para os fãs hardcore de Star Wars. Os rumores de um projeto de algo relacionado a Obi-Wan circulam há anos. Desde o século passado, antes mesmo de termos os episódios I, II e III. Inicialmente, acreditava-se que Obi-Wan estaria entre os heróis de Star Wars na próxima fila de um filme derivado de Han Solo. Segundo informações, a Lucasfilm contratou o diretor de The Hours, Stephen Daldry, para dirigir e co-escrever Kenobi: A Star Wars Story.

Solo: A Star Wars Story. Fonte: Disney

Entretanto, após o desempenho medíocre das bilheterias de Solo: A Star Wars Story, a Disney alterou seus planos e começou a pensar em levar para a tela pequena esse spinoff específico de personagens. Agora sabemos que a história de Obi-Wan continuará no Disney + e não nos cinemas. Segundo a estrela Ewan McGregor, a série está estruturada em seis episódios de uma hora. O melhor que podemos dizer é que a Lucasfilm está planejando apenas uma temporada e uma história independente, ao contrário de The Mandalorian, onde as produções da segunda temporada já começaram.

Ewan McGregor finalmente confirmou os relatos de que o projeto havia começado como um filme. “Nem sempre seria uma série, não inicialmente”, disse o ator ao ComingSoon.net. “Quando começamos a falar sobre isso, isso não estava muito bom, mas tudo mudou muito rapidamente. É realmente emocionante que seja agora. Estou realmente na ideia de poder contar a história por várias horas, em vez de apenas um hit. Eu acho que vai ser bem legal.”

Quem estará no elenco e na equipe?

A série Obi-Wan Kenobi será dirigida por Deborah Chow (O Alto Custo de Vida) e escrita por Hossein Amini (Drive). Por enquanto, só temos um elenco confirmado, mas é sem dúvida o nome mais importante: Ewan McGregor estrelará como o próprio Obi-Wan Kenobi, reprisando seu papel. Chow, Amini e McGregor produzirão a série ao lado de Kathleen Kennedy e Tracey Seaward.

Existem boatos que sugerem que o ator Joel Edgerton também pode reprisar seu papel como Owen Lars, mais conhecido como Tio Owen, o responsável por cuidar do jovem Luke Skywalker e que mantém um relacionamento desconfortável com Obi-Wan em Tatooine. Na maioria das vezes, no entanto, esperamos que a série se concentre em novos personagens, em vez de favoritos dos fãs nos filmes, pois quando a empresa escuta demais os fãs, podem acontecer desastres como os ocorridos em certas mega séries. Mas o contrário também pode acontecer, de qualquer forma, o que todos desejam ver é que Obi-Wan se escondeu por um motivo e o que aconteceu com ele durante todos estes anos.

Qual é o enredo?

O pouco que sabemos sobre o enredo e o cenário da série Obi-Wan Kenobi vem do próprio McGregor. Em uma entrevista à revista Men’s Journal, McGregor confirmou que a série se passa oito anos após Revenge of the Sith, ou aproximadamente a meio do intervalo de 19 anos entre o Episódio III e o Episódio IV. Este é o período em que Luke Skywalker é apenas um garoto sonhando com uma vida emocionante nas estrelas e quando Obi-Wan mantém um olhar atento e distante sobre o garoto que ele e Yoda esperam restaurar o equilíbrio da Força.

Pode parecer que esse cenário não esteja exatamente maduro com o potencial de contar histórias. No entanto, projetos anteriores focados em Kenobi conseguiram adicionar um pouco de drama à existência solitária de Obi-Wan em Tatooine. Com livros como Kenobi ou quadrinhos como a série mensal da Marvel, o enredo geralmente gira em torno de Obi-Wan ser chamado para lidar de forma “escondida” com um inimigo que ameaça a fazenda de Lars. Em Rebels, vimos Obi-Wan enfrentar um vingativo Darth Maul. Temos uma visão detalhada de como essas histórias aprofundaram o tempo de Obi-Wan em Tatooine.

McGregor também indicou que a série explorará a culpa persistente de Obi-Wan sobre o destino trágico dos Jedi. Ele disse ao Men’s Journal: “Será interessante pegar um personagem que conhecemos de certa forma e mostrá-lo – bem, acho que seu arco será bastante interessante, lidando com o fato de que todos os Jedi foram massacrados com o final do episódio III. É algo para superar.”

O desenvolvimento

Com o desmembramento de Obi-Wan Kenobi evoluindo de longas-metragens para uma série de streaming, tem sido uma jornada interessante nos últimos anos. Aqui está uma retrospectiva de todos os principais desenvolvimentos da série:

Agosto de 2017 – O Hollywood Reporter revela que a Lucasfilm está desenvolvendo um filme derivado de Obi-Wan Kenobi com Stephen Daldry como diretor.

Maio de 2018 – A TMZ relata que o filme não será uma história de origem, mas, em vez disso, concentre-se no tempo de Obi-Wan em Taooine.

Junho de 2018 – A Lucasfilm supostamente suspende futuros filmes independentes de Star Wars após o fraco desempenho de Solo: A Star Wars Story. A Lucasfilm responde dizendo que vários filmes independentes ainda estão em desenvolvimento.

Agosto de 2018 – McGregor nega relatos de um filme de Obi-Wan em desenvolvimento.

Agosto de 2019 – Após rumores de que a Disney transformou em uma série Obi-Wan Kenobi, a série é anunciada oficialmente na D23. A linha do tempo é confirmada logo depois.

Setembro de 2019 – Deborah Chow é a diretora da série.

Outubro de 2019 – McGregor confirma que a série rodará seis episódios e revela que sabia sobre o spin-off de Obi-Wan por um longo tempo e foi forçado a mentir sobre sua existência. McGregor depois confirma que a série foi originalmente planejada como um filme.