Depois de se comprometer a realizar manifestações semanais sobre as mudanças climáticas, Jane Fonda foi presa nesta sexta-feira (11) por estar entre os que protestavam em no Capitólio de Washington, DC. O vídeo da atriz sendo algemada e escoltada até um veículo da polícia foi postado nas redes sociais.
“Hoje, a Polícia do Capitólio dos Estados Unidos prendeu 16 indivíduos por se manifestarem ilegalmente na Frente Leste do Capitólio dos EUA”, disse Eva Malecki, porta-voz da polícia do Capitólio ao The Hollywood Reporter. Todos foram acusados de aglomeração, obstrução ou incomodação.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A atriz estava protestando com o grupo Oil Change International pela crise climática.
“Estarei no Capitólio toda sexta-feira, faça chuva ou faça sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que nossos jovens criaram”.
Assim escreveu Fonda em seu próprio site nesta quinta-feira (10). A atriz é ativista política há décadas e uma oponente declarada do desenvolvimento do petróleo.
“Não posso mais esperar e deixar que nossos funcionários eleitos ignorem – e pior ainda – empoderem – as indústrias que estão destruindo nosso planeta em busca de lucro. Não podemos continuar defendendo isso”, afirmou ela recentemente em seu site.
Em sua publicação, Fonda chamou as manifestações de “sextas-feiras da broca de fogo”. A atriz também escreveu que “mudei-me para Washington, DC para estar mais perto do epicentro da luta pelo nosso clima”.