Recommended by Humans, da HBO (Fonte: Divulgação)
Recommended by Humans, da HBO (Fonte: Divulgação)

Há anos a Netflix vem promovendo suas recomendações de TV e filmes baseadas em algoritmos. Agora, a HBO está dando uma sutil cutucada na rival de streaming e em outros serviços que impulsionam as sugestões de conteúdo geradas por computador com o lançamento de “Recommended by Humans“.

Assim, o novo site de marketing da HBO é abastecido com depoimentos de fãs pagos para cerca de 50 shows, filmes e documentários que permite aos usuários experimentá-los gratuitamente. “As melhores recomendações vêm de pessoas reais”, disse a HBO ao anunciar o site, disponível em humanreco.hbo.com

O que é?

O site permite que os usuários percorram uma tela em um navegador de desktop ou móvel para assistir a 36 depoimentos em vídeo e mais de 150 recomendações do Twitter de fãs da HBO. Os títulos em destaque variam de séries recentes como Game of Thrones, Succession, Westworld e Chernobyl até programas mais antigos como Sex and the City, Família Soprano, The Wire e Curb Your Enthusiasm.

Para a campanha, a HBO fez um casting para os telespectadores “que estavam tão animados com seus programas favoritos que estavam dispostos a ir na câmera para recomendá-los”, segundo um representante. Então os participantes eram livres para escolher qual programa recomendar e o que queriam dizer sobre isso. No site, o programador premium diz: “Pagamos por seu tempo porque não somos monstros”.

É a primeira campanha da marca HBO a apresentar exclusivamente os fãs, desenvolvida pela equipe de marketing do programador, juntamente com as agências Engine e Resn. A HBO está encorajando outras pessoas a compartilharem suas próprias recomendações nas mídias sociais usando a hashtag #HumanReco e diz que adicionará mais programas ao Recommended by Humans no futuro.

Além disso, cada recomendação no site é acompanhada pelo trailer e o episódio de estreia da série ou filme completo, disponível para transmissão gratuita. De fato, a HBO ofereceu amostras gratuitas de conteúdo selecionado no passado. Mas o novo site é a primeira vez que ele é combinado com os depoimentos.