Ymir e Historia em Attack on Titan (Fonte: Reprodução)
Ymir e Historia em Attack on Titan (Fonte: Reprodução)

Attack on Titan nunca foi tímido em assumir questões sócio-políticas em sua horripilante história distópica no mangá e anime. Mas a natureza da premissa e história da franquia não deixa muito espaço para o romance. Pelo menos não abertamente.

Contudo, isso não quer dizer que não houve indícios de um romance sério. Na verdade, o último episódio da 3ª temporada pode ter apenas confirmado um dos mais óbvios relacionamentos LGBT no show. Porém, nunca confirmado.

Estamos falando de uma conexão romântica entre a Rainha Historia e Ymir. O episódio 58 revela a história importante e revolucionária do pai de Eren Yeager, Grisha, e sua missão de se infiltrar nas Paredes da Ilha Paradis e roubar o crucial Coordinate Titan, que controla todos os outros Titãs.

Parte dessa história secreta foi compartilhada com Eren através dos diários de Grisha Yeager. Incluindo a história e o verdadeiro poder do Coordinate Titan. No entanto, outro pedaço da história do Titã é compartilhado com a Rainha Historia, através de uma carta final escrita a ela por sua antiga protetora, Ymir.

A carta

“Para minha querida Historia”, começa a carta. “Enquanto escrevo isso, Reiner está ao meu lado. É bem óbvio que ele está espreitando essa carta de amor. Ele pode ser tão insensato. Não admira que ele seja solteiro. No entanto, ele me prometeu que entregaria esta carta para você. Ele diz que é um pagamento por salvá-lo daquela vez. Sinto muito por isso. Eu nunca imaginei que acabaria escolhendo-os por você. Não demorará até eu morrer. Não tenho arrependimentos. É o que eu gostaria de dizer. Mas há uma coisa: é que não pude casar com você. Sinceramente, Ymir”.

O relacionamento de Historia e Ymir sempre foi bastante ambíguo. Especialmente em seu arco na segunda temporada. Era sempre claro que Ymir tinha uma séria paixão por Historia, enquanto se arriscava para a proteger. Mas nunca foi realmente demonstrado que Historia retribuiu esses sentimentos. Pelo menos até esta cena do anime.

Ouvir o único arrependimento de Ymir em sua carta de amor visivelmente enche Historia de emoção. Apesar de seu status de rainha não deixá-la desmoronar na frente de outros. Historia consegue um último momento íntimo com Ymir, pois tocar a carta permite o privilégio de ver uma visão da vida de Ymir. Incluindo seu aparente último momento, sendo acorrentada como o que é aparentemente uma oferenda para um Titã.