George R.R. Martin (Fonte: Rich Polk/Getty Images)
George R.R. Martin (Fonte: Rich Polk/Getty Images)

O ator Ian McElhinney, que interpretou Barristan Selmy em Game of Thrones, alegou em uma convenção chamada Epic Con, em abril, que George RR Martin já havia completado os dois últimos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas aparentemente, ele estava errado.

Segundo McElhinney, Martin haveria concordado em esperar a série da HBO terminar para publicá-los. Já faz quase oito anos desde que Martin publicou um novo livro. Então, o autor deve ter feito avanços. Além disso, sabemos que, quando ficou claro que o programa superaria os livros, David Benioff e D.B. Weiss, showrunners do seriado, tiveram uma série de conferências de histórias com Martin nas quais o escritor contou as grandes linhas de como As Crônicas de Gelo e Fogo terminaria.

Contudo, Martin foi ao seu blog desmentir o boato com uma postagem de nome “Imbecilidade na Internet”. Confira o texto na íntegra:

Imbecilidade na Internet

“Jornalismo na Internet é um oxímoro, estou cada vez mais convencido. Ultimamente parece que há uma nova história sobre mim em algum lugar na rede todos os dias, ou perto o suficiente para não fazer diferença. Muitos entendem errado. Na maioria das vezes eu os ignoro. Eu tenho coisas melhores para fazer do que tentar descobrir cada rumor estranho ou fabricação que aparece em algum site obscuro correndo atrás do tráfego”.

“De vez em quando, no entanto, uma dessas histórias ganha uma popularidade improvável, e apenas rir da insanidade não é mais suficiente. Isso parece estar acontecendo agora. De repente, esta história maluca sobre eu ter acabado OS VENTOS DO INVERNO e UM SONHO DE PRIMAVERA está surgindo em todos os lugares. Não, não vou fornecer links. Eu não quero recompensar fornecedores de desinformação com hits. No entanto, eu direi para o registro – não, OS VENTOS DO INVERNO e UM SONHO DE PRIMAVERA não terminaram. Um Sonho nem sequer foi começado; Eu não vou começar a escrever o volume sete até terminar o volume seis”.

E o autor continua…

“Parece absurdo para mim que eu precise afirmar isso. O mundo é redondo, a Terra gira em torno do sol, a água está molhado… Preciso dizer isso também? Confunde-me que alguém acreditasse nessa história, mesmo que por um instante. Não faz muito sentido. Por que eu iria sentar por anos em romances completos? Por que meus editores – não apenas aqui nos EUA, mas em todo o mundo – já consentiram com isso? Eles ganham milhões e milhões de dólares toda vez que um novo livro Gelo & Fogo é lançado, assim como eu. Atrasar não faz sentido. Por que a HBO queria que os livros atrasassem? Os livros ajudam a criar interesse no programa, assim como o programa cria interesse nos livros. Então… não, os livros não estão prontos”.

“A HBO não me pediu para atrasá-los. Nem David e Dan. Não há ‘acordo’ para segurar os livros. Asseguro-lhe que a HBO e a David & Dan teriam ficado entusiasmados e satisfeitos se OS VENTOS DO INVERNO tivesse sido entregue e publicado há quatro ou cinco anos… E ninguém teria ficado mais satisfeito do que eu. Eu já disse isso antes: não acredite em tudo que você lê na internet. Exceto aqui, claro”.