5 anos sem Roberto Bolaños; Conheça a história da mente por trás de Chaves e Chapolin

Publicado em 10/05/2019 17:44
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 1960, o México pôde ver o rosto de Roberto Gómez Bolaños pela primeira vez através do filme Dos Criados Malvados, estrelado por Marco Antonio Campos e Gaspar Hernaine. No Brasil pode não se ter ouvido falar dos dois. Mas eles estrelavam o programa de TV onde Roberto começou sua carreira como escritor.

E foi escrevendo que ganhou o apelido Chespirito, “Shakespearezinho”. Porém, apesar do relativo sucesso, Roberto estava longe de seu auge. Em 1968 Chespirito começa a escrever seu próprio programa de esquetes. Já contracenando com Ramón Valdés (que viria a ser Seu Madruga), Rubén Aguirre (Professor Girafales) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Assim, nasciam personagens como Dr. Chapatin, Chompirras e Chaparrón Bonaparte. Mas os personagens que mais se destacaram foram o super-herói Chapolin Colorado e o garoto Chaves. O Programa Chespirito chega ao fim em 1970. Dessa forma, dá espaço às séries próprias desses personagens em 1971, com episódios de até 30 minutos.

El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado alcançaram fama mundial e Roberto Bolaños é considerado um dos melhores comediantes de todos os tempos. No Brasil o programa estreou em 1984, pelo SBT. Desde então, está no ar, mesmo com o número limitado de episódios. Sempre que o canal tentou fazer alterações ao seu quadro de horários e envolveu o programa, o público fez protestos, alguns até na frente da emissora. Na luta pela audiência, Chaves já foi diversas vezes o motor principal dessa emissora.

2019 marcará 5 anos desde que Roberto Gómez Bolaños faleceu aos 85 anos, deixando um legado por todo mundo. Mas bastante especial tanto no México quanto no Brasil (até tivemos a vila na CCXP!). Você pode até conhecer aquele Chalie Chaplin como sendo um Chespirito inglês.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio