A Netflix divulgou números inéditos de audiência, nesta segunda-feira (27). Essa revelação faz parte de um processo no qual a gigante do streaming quer “ser mais transparente com os talentos [da empresa]”, conforme disse o executivo Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, em uma conferência realizada na cidade de Beverly Hills, Califórnia (EUA).
Veja também:
O também codiretor-executivo da plataforma exibiu duas tabelas que mostram as dez séries mais vistas em toda a história da Netflix, seja em milhões de contas alcançadas ou quantidade de horas assistidas (nos primeiros 28 dias após a estreia, respectivamente).
Apresentar ao público, clientes e acionistas os números de audiência é uma estratégia que está inserida nessa ideia do executivo de ser mais cristalino com quem produz conteúdo.
As metodologias são anormais e pouco esclarecedoras, como a métrica de levar em consideração quem assistiu a pelo menos dois minutos de uma atração. Sarandos concordou com a máxima de que a audiência de programas na Netflix ainda é “uma caixa-preta.”
Bridgerton é a líder
Tanto em contas alcançadas quanto em horas vistas, o drama de época Bridgerton aparece no topo do ranking de audiência. É o carimbo de Shonda Rhimes, uma das produtoras executivas da série, que justifica o investimento milionário que a Netflix fez para tirá-la dos braços da Disney.
Fazendo jus a ideia de ser sincero Ted Sarandos compartilhou que “para um negócio que vive de assinaturas, o que importa mesmo é o engajamento“. No caso da Netflix, o engajamento consiste na quantidade de horas que uma pessoa passa conectada com a plataforma, assistindo qualquer atração disponível.
Sarandos afirmou que Round 6, se mantiver os números que apresentou nos primeiros dez dias no ar, será a série mais vista da história da Netflix. Enquanto a série sul-coreana não completa um mês, veja abaixo quem ocupa o top 10 nos dois rankings de audiência de séries na plataforma.
Contas alcançadas
1- Bridgerton (primeira temporada): 82 milhões de contas;
2- Lupin (parte um): 76 milhões;
The Witcher (primeira temporada): 76 milhões;
4- Sex/Life (primeira temporada): 67 milhões;
Stranger Things (terceira temporada): 67 milhões;
6- La Casa de Papel (parte 4): 65 milhões;
7- A Máfia dos Tigres (documentário): 64 milhões;
8- O Gambito da Rainha (minissérie): 62 milhões;
9- Sweet Tooth (primeira temporada): 60 milhões;
10- Emily in Paris (primeira temporada): 58 milhões.
Horas assistidas
1- Bridgerton (primeira temporada): 625 milhões de horas;
2- La Casa de Papel (parte quatro): 619 milhões;
3- Stranger Things (terceira temporada): 582 milhões;
4- The Witcher (primeira temporada): 541 milhões;
5- 13 Reasons Why (segunda temporada): 496 milhões;
6- 13 Reasons Why (primeira temporada): 476 milhões;
7- You (segunda temporada): 457 milhões;
8- Stranger Things (segunda temporada): 427 milhões;
9- La Casa de Papel (parte três): 426 milhões;
10- Ginny & Georgia (primeira temporada): 381 milhões.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries