The Leftovers: desaparecimento de 2% da população mundial completa 10 anos

Às 3h23 de 14 de outubro de 2011, um milhão de pessoas no Brasil sumiram do nada

Publicado em 14/10/2021 11:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na tarde de 14 de outubro de 2011, às 3h23 no horário de Brasília, 2% da população mundial desapareceu na série The Leftovers (2014-2017, HBO Max), em um evento apocalíptico sem explicação. O Brasil perdeu 1,2 milhão de pessoas, conforme um locutor de rádio anunciou. Dentro da trama, o aniversário da data gerava uma expectativa sobre o fim do mundo na hora marcada.

Criada por Damon Lindelof (Lost) e Tom Perrota (autor do livro na qual a série da HBO se baseou), The Leftovers nunca propôs explicar o que de fato aconteceu em 14 de outubro de 2011. A ideia era mostrar como as pessoas reagiriam após o sumiço de amigos, parentes, filhos, pais, etc.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O dia do arrebatamento

Durante as três temporadas, The Leftovers soltou uma dica ou outra do que ocorreu naquele dia fatídico. Ninguém de fato viu os desaparecidos sumirem no ar. A percepção da perda foi depois do ato, como quando Nora (Carrie Coon) notou que o marido, o filho e a filha não estavam em casa.

Os sistemas de trânsito das cidades entraram em colapso, pois diversos motoristas desapareceram, iniciando uma cadeia de batidas e congestionamentos. 

Obviamente, o impacto em quem ficou de fora do arrebatamento foi muito grande. E foi esse o ponto explorado pela trama de The Leftovers. Como, por exemplo, lidar com o luto se o sobrevivente não sabe bem se a pessoa desaparecida morreu de fato ou somente está perdida em algum lugar?

Cientistas tentaram, mas não conseguiram achar uma resposta. Pessoas religiosas se escoraram na fé e passaram a orar com fervor pedindo perdão, seja porque se sentiam pecadoras por não terem sido escolhidas entre os 2% ou para serem poupadas em um suposto Juízo Final.

Ann Dowd com um cigarro na boca em The Leftovers (Reprodução/HBO)

Enquanto uns achavam que aquilo foi o arrebatamento bíblico, outros permaneceram céticos. Isso porque gente boa ficou, e pessoas ruins foram levadas. Paralelamente a isso surgiu a seita The Guilty Remnant, formada por niilistas e ateístas vestidos de brancos e fumantes. Eles optaram por não falarem mais e a comunicação era com palavras escritas em um caderno.

The Leftovers passou a contar a história três anos após o desaparecimento e terminou em 2018, na linha do tempo da série. Durante todo esse período, o 14 de outubro foi encarado de várias formas. 

Uns tratavam a data com indiferença, enquanto outros aproveitavam para homenagear os que partiram. Deturpadores da Bíblia usavam passagens do livro sagrado para defender a chegada do fim do mundo. Dá para imaginar o que aconteceria no aniversário de dez anos.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio