O Gambito da Rainha (Fonte: Reprodução - Netflix)
O Gambito da Rainha (Fonte: Reprodução - Netflix)

Na série O Gambito da Rainha, da Netflix, a personagem de Benny Watts (Thomas Brodie-Sangster) caminha até Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), a heroína do show, no início do campeonato de xadrez dos Estados Unidos de 1967. O local é um pequeno auditório no campus da Universidade de Ohio.

Proferindo um palavrão, Benny gesticula ao redor do salão e reclama das condições, observando que os melhores jogadores do país estão competindo, mas o local é de segunda categoria, os tabuleiros de xadrez e as peças são de plástico barato e os poucos espectadores parecem entediados.

E parece que essa é realmente a experiência que se encontra na vida real. Ao menos de acordo com Dylan Loeb McClain. do The New York Times. Confira abaixo o que o especialista em xadrez disse da série da Netflix:

“Como um especialista do xadrez que cresceu na era logo após aquela em que a série se passa, e que escreveu a coluna de xadrez para o The New York Times por oito anos, posso atestar a autenticidade quase dolorosa da cena”, revelou. “Muitos torneios daquela época eram disputados em locais estranhos e às vezes sombrios. Mesmo o campeonato dos EUA não estava imune; a competição de 1964-65 nem mesmo foi realizada”.

“Os criadores do programa também fizeram um trabalho particularmente bom em capturar e dramatizar a alta tensão dos torneios de xadrez e a obsessão às vezes total que o jogo pode inspirar”, continuou. “E a maioria dos jogadores de xadrez habilidosos provavelmente jogou pelo menos alguns jogos inteiramente em suas cabeças, anunciando os movimentos enquanto acelera em uma estrada, como Beth e Benny fazem”.

“Os jogos retratados na série não são apenas realistas, são reais, baseados em competições reais. Por exemplo, a partida em que Beth venceu Harry pelo título estadual do Kentucky foi em um jogo em Riga, Letônia, em 1955; o último jogo de xadrez rápido em que ela derrotou Benny foi jogado na Ópera de Paris em 1858; e a partida em que enfrenta o campeão russo Vasily Borgov (Marcin Dorocinski) na final da série foi disputada em Biel, na Suíça, em 1993”.

“Quando se trata de como o xadrez é retratado na tela, os jogadores de xadrez são uma multidão notoriamente exigente e implacável. Vamos atacar qualquer erro. Embora O Gambito da Rainha tenha suas falhas, no final a série é uma clara vencedora”, concluiu McClain.