Anya Taylor-Joy como Beth Harmon em O Gambito da Rainha (Fonte: Reprodução - Netflix)
Anya Taylor-Joy como Beth Harmon em O Gambito da Rainha (Fonte: Reprodução - Netflix)

Quem poderia ter previsto que um dos produtos mais difíceis de se encontrar durante a pandemia seriam jogos de xadrez? Gerrick Johnson certamente não poderia. O analista de brinquedos da BMO Capital Markets se viu frustrado enquanto procurava um determinado jogo de xadrez há algumas semanas.

“Estava esgotado em todos os lugares que fui”, disse ele, segundo o NPR. E o site ainda revela que as vendas de jogos de xadrez dispararam nos Estados Unidos, segundo Mary Higbe, diretora de marketing da Goliath Games.

“Nossas vendas de xadrez em outubro aumentaram 178% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz Higbe. É um grande aumento. Mas algo inesperado aconteceu no final do mês

“Nossas vendas de xadrez aumentaram 1.048%”, revelou ela.

De vez em quando, surge um jogo que captura a imaginação popular. Em novembro de 2020, esse jogo é o xadrez. O motivo? Um drama de época da Netflix que estreou no final de outubro.

“Desde o lançamento de O Gambito da Rainha, nossas vendas de xadrez aumentaram três dígitos”, maravilha-se Elizabeth LoVecchio, vice-presidente de marketing da Spin Master. A enorme empresa de brinquedos possui uma divisão de jogos clássicos – como xadrez, damas e gamão – que detém cerca de 70% do mercado nos Estados Unidos.

LoVecchio diz que as vendas desses jogos começaram a aumentar quando as pessoas se acalmaram na primavera passada e jogaram com outras pessoas em suas bolhas para se manterem entretidas. Mas o que está acontecendo com as vendas de xadrez desde a estreia de O Gambito da Rainha é “sem precedentes”, e ela ainda diz que a precisão é que as vendas “aumentem ainda mais”.