UOL - O melhor conteúdo
DOR DE CABEÇA

Netflix infringe lei ao usar número de telefone real na série Round 6

Atração sul-coreana mais vista na plataforma em 80 países viola a privacidade e causa transtorno

Publicado em 25/09/2021

Série mais vista na Netflix em 80 países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, a atração sul-coreana Round 6 trouxe uma dor de cabeça para a gigante do streaming. Isso porque nos dois primeiros episódios do drama aparece, em destaque, um número de telefone de verdade, o que infringe a lei da Coreia do Sul.

O jornal econômico Money Today, sediado em Seul, capital do país asiático, conseguiu falar com a pessoa que é dona do número 8650-4006. Ela, por questões de privacidade, foi identificada apenas com “vítima A”. Um advogado ouvido pela publicação confirmou que uma lei local foi violada por compartilhar dados pessoais sem autorização.

As ligações por causa de Round 6

Eu recebo ligações e mensagens de textos direto, 24 horas por dia, 7 dias por semana“, reclamou a vítima, dona de um comércio. “Esse número eu tenho há 10 anos, então não é tão simples assim se livrar dele.

A pessoa compartilhou que, em uma semana, 4 mil pessoas entraram em contato com ela, seja de dia ou de noite. Para o Money Today, ela até mostrou uma mensagem de um estranho que se desculpou pelo contato, pois achava que o número era algo que a própria Netflix criou para promover Round 6.

Na Coreia do Sul, os telefones contém onze números: os três primeiros são como o DDD no Brasil, indica o código de uma cidade ou região. Na série, esses três números não aparecem. Mas quem estiver na mesma área da vítima e usar os outros oito dígitos, a ligação é completada.

Dentro da trama de Round 6, a pessoa que recebe um cartão de visita com o tal número é convidada a participar de um jogo macabro, cujo vencedor pode levar uma fortuna. Gente cheia de dívidas participa da competição, composta de seis brincadeiras de criança. Mas não tem nada de inocente: quem perde, se dá mal nos jogos, é eliminado (leia-se: morre).

Cartão que exibe número de telefone em Round 6
Cartão que exibe número de telefone em Round 6 ReproduçãoNetflix

A resposta da Netflix

O jornal Chosu obteve uma resposta da Netflix, que partiu de uma pessoa que participou da produção de Round 6: Ela disse: “Nada podemos fazer. Não dá para tirar o número de telefone da série. Honestamente, achamos que a única opção é que a pessoa [vítima] troque de número.

Essa opção sugerida pela Netflix não deve ocorrer. A empresa entrou em contato com a vítima e até ofereceu, em duas oportunidades, uma quantia em dinheiro para tentar sanar o problema; a pessoa não aceitou. 

Segundo a imprensa sul-coreana, a última oferta que a Netflix fez girou na casa dos R$ 22 mil. Nas redes sociais do país asiático, os internautas estão encorajando a vítima a processar a gigante do streaming.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Assuntos relacionados:

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Publicidade
Sair da versão mobile