O designer e empreendedor Maicon Rocha fala sobre séries da gigante de streaming que se superaram não apenas na produção cinematográfica, mas também no quesito design gráfico (Fonte: Divulgação)
O designer e empreendedor Maicon Rocha fala sobre séries da gigante de streaming que se superaram não apenas na produção cinematográfica, mas também no quesito design gráfico (Fonte: Divulgação)

Nos últimos anos, as plataformas de streaming têm investido alto para entregar produtos de altíssimo nível, tanto quanto os grandes estúdios de televisão e cinema de renome mundial. Isto reflete a crescente demanda por conteúdo nestas plataformas e a contínua busca pela aprovação do público por parte dos executivos destas empresas.

No entanto, além de todo o luxo e super estrutura das produções originais de plataformas como a Netflix, o que muitas pessoas não reparam é o investimento feito em design gráfico para tornar estes produtos marcantes também no que diz respeito à lettering e imagem. 

O designer gráfico Maicon Rocha, criador da KakoDesign, que se tornou referência no setor, aponta o quanto é importante para o sucesso de uma série ter uma identidade visual marcante. “Assim como o Batman, personagem da DC Comics, tem aquela logo emblemática do morcego, que basta olharmos para ela e identificarmos o personagem, séries de sucesso investem em logos marcantes e até mesmo em lettering exclusivo, contratando grandes profissionais do design para desenvolver a identidade visual de seus produtos.” 

Maicon Rocha fez uma lista com três séries da Netflix que fizeram bonito no design gráfico. Confira:

Stranger Things

Stranger Things 4 (Fonte: Reprodução - Netflix)
Stranger Things 4 (Fonte: Reprodução – Netflix)

O lettering e todo o design que tem claríssimas referências à cultura pop dos anos 80 está presente por toda a série, que conquistou fãs em todo o mundo e se tornou um dos maiores fenômenos de audiência da plataforma de streaming.

Na série, Will, um garoto de 12 anos, desaparece em Montauk, Long Island. Enquanto a polícia, família e amigos procuram respostas, eles mergulham em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha, Eleven.

Rick and Morty

Rick and Morty (Fonte: Reprodução - Adult Swim)
Rick and Morty (Fonte: Reprodução – Adult Swim)

Esta série, considerada obscura por alguns, é inovadora em diversos sentidos e empregou técnicas das mais variadas no que diz respeito ao design gráfico, criando um branding inconfundível. 

A identidade visual e o design empregados tem a ver com o enredo desta série, que apresenta viagens malucas no tempo-espaço e por universos paralelos com Rick, um cientista com problemas com a bebida, e seu neto Morty, um adolescente não tão brilhante quanto o avô.

Criando Dion

A série é baseada na história em quadrinhos de 2015 e no curta-metragem de mesmo nome de Dennis Liu. Por isso, o design gráfico traz todas essas referências consigo, misturando o mundo das HQ com o aterrorizante universo associado à essa história. Em janeiro de 2020, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada.