Confira cinco cenas clássicas do cinema que Seinfeld imitou

Filmes como Instinto Selvagem e O Poderoso Chefão serviram de base para episódios da comédia

Publicado em 12/10/2021 08:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Considerada a melhor série de comédia de todos os tempos, Seinfeld (1989-1998, Netflix) usou muitas cenas clássicas de filmes famosos como inspiração ao longo de 180 episódios. Películas célebres como Instinto Selvagem (1992) e O Poderoso Chefão (1972) foram bases para paródias da atração.

As referências do cinema são inúmeras em Seinfeld e vem desde as produções em preto e branco, tipo Crepúsculo dos Deuses (1950) e O que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962), filme base da primeira temporada da série Feud.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Observatório de Séries separou cinco cenas especiais, casando a fama dos filmes com os momentos mais antológicos de Seinfeld. Confira:

Wayne Knight no filme Instinto Selvagem (à esq.) e na série Seinfeld – (Reprodução/TriStar/NBC)

Instinto Selvagem (1992)

Cena em Seinfeld: quinto episódio da quarta temporada

Nessa brincadeira de paródias, Seinfeld aproveitou a conexão de Wayne Knight, o carteiro enxerido Newman, com alguns filmes. O caso perfeito é Instinto Selvagem. No longa, ele interrogou a personagem Sharon Stone e viu de camarote aquela cruzada de pernas. Na série, o alvo das perguntas foi o arqui-inimigo Jerry (interpretado por Jerry Seinfeld). O comediante foi acusado de cometer fraude postal.

Seinfeld imitou cena de julgamento de JFK (à esq.) – (Reprodução/Warner Bros./NBC)

JFK (1991)

Cena em Seinfeld: 17º da terceira temporada

Jerry armou uma reconstituição para visualizar uma história contada por Kramer (Michael Richards) e Newman. Os dois diziam terem sido vítimas de um cuspe disparado pelo jogador de beisebol Keith Hernandez. A encenação foi uma cópia de uma cena decisiva do filme JFK, que também contou com a atuação de Wayne Knight.

Jerry Seinfeld foi “metralhado” como no filme O Poderoso Chefão (Reprodução/Paramount/NBC)

O Poderoso Chefão (1972)

Cena em Seinfeld: décimo episódio da segunda temporada

Pedaços de toda a trilogia de O Poderoso Chefão (1972) tiveram imitações em Seinfeld. Uma das mais espalhafatosos foi a repetição da morte de Sonny (James Caan), metralhado em uma emboscada. No caso, Jerry teve um sonho no qual agentes do FBI o perfuraram de balas, tudo porque ele fez um gatonet no apartamento e estava com a consciência pesada por causa da ilegalidade de instalar uma TV a cabo pirata.

Tommy Lee Jones em O Fugitivo; Julia Louis-Dreyfus em Seinfeld (Reprodução/Warner Bros./NBC)

O Fugitivo (1993)

Cena em Seinfeld: nono episódio da sétima temporada

Seinfeld recriou cenas com muita ação e movimento. Mas também se dedicou aos monólogos. Foi o que fez com o filme O Fugitivo, ao se inspirar em um discurso do personagem de Tommy Lee Jones. A desesperada Elaine (Julia Louis-Dreyfus) reprisou quase cada palavra do longa ao dizer que iria caçar em todos os lugares possíveis o anticoncepcional preferido, a esponja, prestes a sair de linha.

Seinfeld fez imitação ao pé da letra de A Primeira Noite de um Homem (Reprodução/Lawrence Truman/NBC)

A Primeira Noite de um Homem (1967)

Cena em Seinfeld: 20º episódio da oitava temporada

A comédia foi cirúrgica em uma cena curtíssima e muito bem produzida. Em pouco mais de 20 segundos, Seinfeld reproduziu cada instante de uma interação dentro de um carro do filme A Primeira Noite de um Homem, com Dustin Hoffman e Anne Bancroft. Posicionamento de câmera, diálogo e cada movimento de cabeça foi copiado do longa.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio