Robert Downey Jr. como Sherlock Holmes e Jude Law como John Watson (Fonte: Reprodução - Warner Bros.)
Robert Downey Jr. como Sherlock Holmes e Jude Law como John Watson (Fonte: Reprodução - Warner Bros.)

Robert Downey Jr. sabe uma coisa ou duas sobre universos cinematográficos, iniciando o da Marvel Studios com o sua interpretação de Tony Stark em Homem de Ferro. Mas sua versão do detetive britânico mais famoso do mundo não viu Sherlock Holmes criar uma franquia maior que sua continuação, que não obteve tanto sucesso quanto o primeiro filme.

Mas Dexter Fletcher confirmou que será o diretor de Sherlock Holmes 3, e isso pode soar como uma surpresa quando você coloca na mesa que, uma década depois, é difícil que dizer que o filme tenha ficado na cultura popular para ter um retorno financeiramente interessante. Mas isso é só porque a HBO Max ficou fora dessa equação.

O insider Daniel Richtman está dizendo que todo um universo Sherlock Holmes está sendo desenvolvido para a HBO Max. Isso poderia ser um dos desdobramentos do contrato que Robert Dwoney Jr. e sua esposa, Susan, assinaram em outubro, pela Team Downey Company, para expandir a franquia para a tela pequena e desenvolver vários spin-offs, tanto para o cinema quanto para a televisão.

Sherlock Holmes já é uma das figuras mais adaptadas da história, e sempre há uma nova reviravolta na história esperando para ser feita. Enola Holmes, da Netflix, foi recentemente um grande sucesso, enquanto o serviço de streaming também tem The Irregulars e Sherlock Junior em desenvolvimento. Um universo da personagem na HBO Max não seria um exageiro.