Friends: The Reunion tem exibição censurada na China e vários convidados são removidos

Usuários perceberam diferenças na exibição do especial de Friends no país e perceberam que foi censurado

Friends: The Reunion
Publicidade

Friends: The Reunion teve um começo difícil nos EUA com críticas medianas para o especial da HBO Max, e agora as coisas complicam mais um pouco com o surgimento de uma reportagem do The New York Times detalhando a censura do especial na China. O episódio foi lançado na China no mesmo dia em que começou a ser transmitido nos EUA, em apenas três plataformas de vídeo chinesas com o especial, cada uma transmitindo uma versão dele com partes faltando. Os fãs ficaram desapontados ao descobrir que as aparições altamente elogiadas de Lady Gaga, Justin Bieber e BTS e foram removidas.

Segundo o jornal, “Cada participação especial perdida envolvia uma estrela ou grupo que havia sido alvo da ira de Pequim, e os fãs suspeitaram que o programa estava sofrendo censura … Lady Gaga foi proibida na China desde que se encontrou com o Dalai Lama, o líder espiritual tibetano exilado, em 2016. Os problemas de Justin Bieber com a China começaram em 2014, quando ele postou uma foto do Santuário Yasukuni em Tóquio, que homenageia os mortos de guerra do Japão, incluindo criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial. E o grupo musical sul-coreano BTS entrou na lista negra no ano passado por mencionar o sacrifício das tropas da China ao relembrar a dor da Guerra da Coréia – embora as tropas tenham lutado ao lado da Coreia do Norte.”

Friends é uma sensação na China porque uma geração inteira se apaixonou pela série em DVD e a usou para aprender inglês. A sitcom era tão popular que nas principais cidades chinesas gerou fan cafes parecidos na cafeteria do programa, Central Perk. Algumas contas de fãs nas redes sociais notaram que a duração de cada versão do especial variava, dependendo de quais usuários do site de streaming assistiram, uma indicação provável de que as plataformas de vídeo online cortaram o show por conta própria para evitar qualquer possível problema com os vigilantes da China.

Continua depois da publicidade

Friends: The Reunion está em exibição nos EUA e alguns países onde o HBO Max está disponível. No Brasil chega dia 29 de junho, junto com o serviço.

Publicidade
© 2022 Observatório de Séries | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade