Mark Hamill como Luke Skywalker em The Mandalorian (Fonte: Reprodução - Lucasfilm)
Mark Hamill como Luke Skywalker em The Mandalorian (Fonte: Reprodução - Lucasfilm)

Luke Skywalker apareceu no final da 2ª temporada de The Mandalorian, em Charpter 16: The Rescue, e muitos se perguntaram quem é que interpretou o Jedi. Apesar de todas as imagens que vimos de Sebastian Stan no papel, foi o próprio Mark Hamill que retornou mais uma vez para sua personagem mais icônica.

A 2ª temporada da série colocou Din Djarin (Pedro Pascal) no caminho de unir Grogu, também conhecido como Baby Yoda, com um Jedi. Seu caminho, que passou pela primeira versão live-action de Bo-Katan (Katee Shackoff), o levou até Ahsoka Tano (Rosario Dawson), que embora tenha se recusado a se tornar a tutora d’A Criança, os colocou na direção do templo de Tython, permitindo que alguém sentisse potencialmente sua presença e viesse à procura do jovem e poderoso usuário da Força.

Depois de muitas teorias de fãs sobre quais Jedi do vasto cânone de Star Wars poderiam aparecer, The Mandalorian abordou a questão com a maior resposta possível: Luke Skywalker. Sua aparição veio nos minutos finais do season finale, quando uma X-Wing invadiu a nave de Moff Gideon. Se livrando rapidamente de um exército de Dark Troopers que estava em seu caminho, com o sabre de luz verde e a luva preta em sua mão direita, o poderoso Jedi foi finalmente confirmado como Luke, uma vez que ele se desmascarou.

O rosto jovem de Mark Hamill em CGI foi revelado, a única maneira de Hamill interpretar Luke novamente no período em que a série se passa. O ator também forneceu a voz para o Jedi. Os créditos do episódio também revelam que Max Lloyd-Jones foi o substituto de Luke, o que significa que ele interpretou Luke no set. Quando se trata de cenas de ação, Matt Rugetti foi creditado como o dublê. Então, foram necessários três pessoas (fora a equipe de artistas VFX) para trazer Luke Skywalker para a série.

Os múltiplos créditos de Luke em The Mandalorian provavelmente significam que Hamill nunca esteve no set para tornar essa cena possível. Se isso estiver correto, então isso poderia explicar por que o Luke mais jovem não parece tão bom quanto, digamos, o Nick Fury de Capitã Marvel. Esse uso da tecnologia exigiu que Samuel L. Jackson estivesse no set e usasse marcadores em seu rosto que podem rastrear suas expressões faciais.

The Mandalorian

Pedro Pascal como Din Djarin e Grogu, o Baby Yoda, em The Mandalorian
Lucasfilm planeja um enorme universo compartilhado de Star Wars após o sucesso de The Mandalorian (Fonte: Reprodção – Disney)

Após fazer de Baby Yoda um fenômeno cultural na sua premiada 1ª temporada, The Mandalorian retornou ao catálogo da Disney+ com sua 2ª temporada. O novo ano inspirou diversas teorias, além de boatos polêmicos sobre o protagonista Pedro Pascal se recusar a voltar ao set de filmegens.

Na trama da nova temporada, o Mandaloriano e a Criança continuam sua jornada, encarando inimigos e mobilizando aliados, à medida que traçam o seu caminho por uma galáxia perigosa, em uma tumultuada era pós o colapso do Império Galáctico.

Além de Pedro Pascal, a 2ª temporada conta com Timothy Olyphant como Cobb Vanth, Rosario Dawson como Ahsoka Tano, Katee Sackhoff como Bo-Katan e Temuera Morrison como Boba Fett. Voltando da 1ª temporada, Gina CaranoCarl Weathers e Giancarlo Esposito.

As duas temporadas de The Mandalorian, série Star Wars da Lucasfilm, estão disponíveis no catálogo da Disney+. A 3ª temporada da série foi confirmada pela Disney e tem previsão de estreia para 25 de dezembro de 2021.