Relembre cada passo do Gavião Arqueiro no universo de filmes da Marvel

Herói interpretado por Jeremy Renner está no MCU desde 2011 e só agora vira protagonista

Publicado em 24/11/2021 08:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta quarta-feira (24), chega no Disney+ a minissérie Gavião Arqueiro. O herói interpretado por Jeremy Renner é o último da formação original dos Vingadores a ganhar uma produção própria. E olha que ele está dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, faz tempo, aparecendo pela primeira vez em Thor, lançado há dez anos.

Nesse período, colegas como Capitão América e Homem de Ferro ganharam trilogias. Até a melhor amiga, a Viúva Negra, entrou em cartaz com um longa. Agora no streaming da Disney, propício para destacar integrantes da Marvel sem potencial de encabeçar uma atração nos cinemas, Gavião Arqueiro será protagonista de uma história.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A amizade com Viúva Negra, vivida no MCU por Scarlett Johansson, é a espinha dorsal de toda a trajetória do herói do arco e flecha. Os dois se conheceram quando Clint Barton, identidade civil do Gavião Arqueiro, trabalhava na Shield. Ele foi recrutado pela agência mesmo sem ter superpoderes. A destreza com o aparato de caça já bastava, o colocando como um dos melhores agentes da corporação.

Jeremy Renner na primeira aparição dele no MCU, em Thor (Reprodução/Marvel Studios)

Thor, primeira aparição

Em cena, mesmo sem ser creditado, Jeremy Renner apareceu no finalzinho de Thor (2011), justamente em uma ligação com a Shield. No filme Os Vingadores (2012), Clint Barton fez a estreia oficial, participando da formação original do emblemático grupo de heróis ao lado de Hulk (Mark Ruffalo), Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Thor (Chris Hemsworth). Nesse longa, Gavião Arqueiro travou uma luta épica contra a Viúva Negra.

Totalmente integrado nos Vingadores em Era de Ultron (2015), o herói teve a vida pessoal revelada ao público, como a apresentação da mulher, vivida por Linda Cardellini, e filhos. O time visitou a fazenda de Clint, mas tiveram de deixar o local para combater os vilões da Hydra.

No clássico entre heróis promovido por Capitão América: Guerra Civil (2016), o Gavião Arqueiro largou a aposentadoria para defender o time do Capitão América, vestindo a camisa contra a intervenção governamental na atuação de heróis. A equipe rival, a favor da regulamentação, foi liderada pelo Homem de Ferro.

Após ver as crianças e a mulher deixarem de existir no estalar de dedos de Thanos, Clint incorporou o lado mal e virou o assassino Ronin em Vingadores: Ultimato (2019). E foi logo Natasha, a Viúva Negra, que se sacrificou para salvar Clint e libertá-lo dessa versão maligna do herói.

Gavião Arqueiro não apareceu no filme Viúva Negra (2021), um prelúdio sobre a heroína. O ponto de ligação ocorreu em uma cena pós-crédito, na qual a Condessa Valentina Allegra de la Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) ofereceu um trabalho para a nova Viúva Negra, Yelena Belova (Florence Pugh): aniquilar Clint, rotulado como o responsável pela morte de Natasha.

Hailee Steinfeld com Jeremy Renner na minissérie Gavião Arqueiro (Divulgação/Disney+)

Minissérie Gavião Arqueiro

A produção do Disney+ tem essa conexão com o filme Viúva Negra e, na linha do tempo do MCU, está localizada após os eventos de Vingadores: Ultimato.

Toda a trama da minissérie usou como inspiração uma coleção da HQ premiada, com 22 edições, publicada entre 2012 e 2015. A meta é manter a tradição das séries da Marvel no Disney+, com uma vibe mais leve. O clima natalino da história ajuda nisso.

Clint Barton está prestes a passar o feriadão de final de ano com a família até que uma ameaça do passado volta à cena. Ele contará com a ajuda da jovem Kate Bishop, a Gaviã Arqueira (Hailee Steinfeld), que deseja se tornar uma super-heroína. Entre os novos personagens, vale citar a heroína surda Echo (Alaqua Cox), que vai ganhar uma série própria.

A Marvel tratou a minissérie Gavião Arqueiro como um filme. Ou seja, do dinheiro ao material usado nas gravações, tudo foi pensado como se ali estivessem sendo produzido um longa-metragem. Especula-se que cada episódio (de seis) não custou menos do que US$ 25 milhões (R$ 130 milhões).

Veja o trailer, legendado, de Gavião Arqueiro:


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio