Final de Loki conseguiu evitar o grande erro de WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal: revelar o vilão errado

Os fãs finalmente tiveram sua atenção recompensada com a chegada de um vilão que promete ser o "novo Thanos" da Marvel.

Publicado em 22/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A empreitada da Marvel Studios no universo de séries está mostrando que o Universo Cinematográfico Marvel pode ser tão bem-sucedido na Disney+ como nos cinemas. Desde a estreia com WandaVision até o recente fim da 1ª temporada de Loki, o estúdio conseguiu manter o padrão de seus filmes no streaming. Mas é claro que alguns deslizes foram feitos no caminho. E Loki, a única série do MCU com 2ª temporada confirmada, conseguiu evitar o maior deles até agora.

Por ser parte do mesmo universo, não é estranho que WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki tenham semelhanças. A maneira como as séries mantiveram o mistério de suas tramas não só harmoniza com todo o segredo das produções da Marvel como fez o hype em torno dos programas se fortalecer a cada episódio lançado. Contudo, a não confirmação de algumas teorias dos fãs alimentadas por grandes revelações como Evan Peters interpretando Pietro em WandaVision, acabaram decepcionando uma parte do público.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Era a Agatha o tempo todo!

WandaVision (Fonte: Disney+)

A cada semana que WandaVision lançava um novo episódio, novas teorias apareciam pela internet. Desde as mais óbvias (como a Agnes de Kathryn Hahn ser na verdade Agatha Harkness) até as mais improváveis (como cada época/sitcom visitada ser um sonho), uma que se encontrava entre as mais óbvias acabou não se confirmando: a ideia de que Mephisto seria o vilão por trás de Westview.

Mephisto como o grande vilão misterioso da série era uma certeza para muitos dos fãs mais dedicados da Marvel. Afinal, ele estava por trás da criação dos gêmeos de Wanda e Visão nos quadrinhos. Quando Tommy e Billy Maximoff apareceram no show, parecia apenas uma questão de tempo até que o diabo da Marvel desse as caras no MCU. Mas nove episódios de WandaVision vieram e se foram, e não houve sinal de Mephisto. Agatha era quem estava por trás de tudo e, até certo ponto, a própria Wanda.

Depois de WandaVision, Mephisto se tornou uma espécie de coringa para especulações do MCU. Quem é a testemunha desaparecida de Jimmy Woo? Talvez seja Mephisto. Quem é o Power Broker? Pode ser Mephisto. Quem está por trás da TVA? Por que não Mephisto? Quando os fãs só enxergam um final possível para a série, é uma decepção se ele não acontece. Seja culpa da Marvel Studios ou da expectativa dos fãs, não há como negar que a ausência de Mephisto foi um problema para muitos.

Sharon Carter, Power Broker

Emily VanCamp como Sharon Carter (Fonte: Marvel Studios)

Depois de WandaVision, as teorias de Falcão e o Soldado Invernal vieram muito mais cautelosas. O mistério da identidade do Power Broker não trouxe apostas muito altas, e mesmo quando o programa deixou óbvio que o Power Broker era Sharon Carter, houve hesitação por parte do público. Parecia muito óbvio, muito fácil.

Quando o final revelou que Sharon era de fato o Power Broker, então, foi mais uma vez decepcionante. Não porque foi inesperado, mas porque não foi uma reviravolta muito boa. Falcão e o Soldado Invernal não conseguiu definir Sharon Carter como um antagonista interessante – apesar de ter vários episódios para fazer isso.

E isso nos leva até Loki, uma história com seu quinhão de reviravoltas esperadas e inesperadas. Por exemplo, quando o episódio 4 revelou que os Guardiões do Tempo eram meras figuras decorativas escondendo a identidade de quem estava por trás da TVA, quem estava a par das teorias não ficou surpreso. No seu penúltimo episódio, a série repetiu a mesma pergunta que suas predecessoras. Mas enquanto WandaVision perguntou: “Quem está por trás do Westview?” e Falcão e o Soldado Invernal questionou: “Quem é o Power Broker?”, Loki reformulou a pergunta para: “Quem está por trás da TVA?”

Felizmente, dessa vez a atenção dos mais detalhistas foi recompensada pela Marvel. Se os inúmeros sinais de WandaVision não levaram até Mephisto, todos os easter-eggs de Kang, o Conquistador que vimos em Loki se mostraram verdadeiramente um prenúncio quando Jonathan Majors apareceu no último episódio, provocando sua presença na 2ª temporada do show, além de sua já confirmada aparição em Homem-Formiga e Vespa: Quantumania.

Dessa vez, a Marvel Studios entregou o que prometeu. Loki mostra que as teorias mais ousadas ainda podem se tornar realidade no Universo Cinematográfico Marvel, e que não estávamos malucos com todos os sinais de Mephisto. Os sinais estavam ali. Ele é que não estava.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio