Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, em WandaVision
A S.W.O.R.D. é um dos grandes mistérios de WandaVision (Fonte: Reprodução - Disney)

Os fãs sabem que coisas muito estranhas estão acontecendo em WandaVision, e os mais atentos aos três primeiros episódios da série notaram que o logotipo de uma espada é um de seus mistérios mais decisivos. A aparição mais recente do símbolo foi na forma de um pingente no colar que Geraldine (Teyonah Paris) estava usando quando Wanda (Elizabeth Olsen) a expulsou de Westview.

O logotipo em questão é quase certamente uma referência a S.W.O.R.D., também conhecido como Sentient World Observation Response Department (Departamento de Observação e Resposta de Mundo Senciente), ou, mais recentemente, também abordado nas HQs como Sentient Weapon Observation Response Department (Departamento de Observação e Resposta de Arma Senciente).

Mas se você não está em dia com os quadrinhos da Marvel, provavelmente estará se perguntando o que exatamente é o Departamento de Observação e Resposta de Mundo (ou Arma) Senciente.

S.W.O.R.D.

Logotipo da S.W.O.R.D. (Fonte: Marvel Studios)

Semelhante a S.H.I.E.L.D. (E.S.C.U.D.O.), a S.W.O.R.D. (E.S.P.A.D.A.) é uma agência de contraterrorismo e inteligência. Ao contrário da S.H.I.E.L.D., que se concentra em ameaças terrestres, como a H.Y.D.R.A., o objetivo principal da S.W.O.R.D. é lidar com ameaças extraterrestres e relacionadas ao espaço.

A SWORD foi criada por Joss Whedon e John Cassady, aparecendo pela primeira vez em Astonishing X-Men # 6, de 2004. Nas HQs, a líder da SWORD era uma agente chamada Abigail Brand, e o grupo inicialmente operava com uma agente secreta chamada Lockheed. Brand se tornou a líder do grupo quando ela interveio durante as intenções de Colossus de destruir a Terra, no que tinha o potencial de se transformar em uma guerra interplanetária. Depois disso, Nick Fury se tornou seu comandante principal.

SWORD em WandaVision

Do pouco que sabemos sobre WandaVision, é certo que a vida idílica de Wanda e Visão é algum tipo de simulação. Mas não sabemos quem está fazendo isso ou por quê. E é aí que a SWORD entra no Universo Cinematográfico Marvel. Enquanto a organização pode até mesmo estar controlando o programa de tv no qual Wanda parece estar vivendo, ela também pode estar tentando ajudar a Feiticeira Escarlate.

A introdução da SWORD em WandaVision não é por acaso, e as especulações agora são de que a organização se tornará uma parte importante da Fase 4, particularmente no que se refere ao segundo filme da Capitã Marvel e a futura série Secret Invasion.

WandaVision

Estrelada por Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff, WandaVision mostra a Feiticeira Escarlate tentando levar uma vida comum com o Visão de Paul Bettany, o que deve resultar na chegada do multiverso no Universo Cinematográfico Marvel, culminando nos acontecimentos do filme Doctor Strange in the Multiverse of Madness.

“WandaVision mistura o estilo das sitcom clássicas com o Universo Cinematográfico Marvel, onde Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) – dois seres superpoderosos vivendo uma vida suburbana perfeita – começam a suspeitar de que nem tudo é o que parece”, revela a sinopse oficial.

O elenco ainda conta com o retorno de Kat Dennings e Randall Park ao MCU, além da chegada de Kathryn Hahn e Teyonah Parris. WandaVision estreia em 15 de janeiro de 2021.