A nova empreitada de Steve Carell na Netflix, Space Force, não agradou; mas deve retornar (Fonte: Reprodução)
A nova empreitada de Steve Carell na Netflix, Space Force, não agradou; mas deve retornar (Fonte: Reprodução)

Space Force é um desastre crítico bem documentado neste momento, com uma nota dolorosamente baixa de 38% no Rotten Tomatoes. Certamente um resultado inesperado para a Netflix, que investiu em fazer uma série cara (para uma comédia), trazendo nomes como Lisa Kudrow e John Malkovich, e reunindo Steve Carell e Greg Daniels pela primeira vez desde a aclamada e popular The Office.

Mas é claro que a legião de fãs do já clássico cult The Office não iam aceitar a derrota sem antes conferir Space Force. E aparentemente eles fizeram a sua parte. A série esteve no TOP 10 nacional da Netflix, embora não tenha aparecido na primeira metade do ranking. Já nos Estados Unidos, a conversa é diferente: a série chegou ao 1º lugar dos mais assistidos, como você pode conferir na imagem abaixo:

Ainda assim, os fãs deram uma nota de 6.9 de 10 no IMDb. O que pode até soar melhor do que os 38% dos críticos no Rotten Tomatoes, mas essa nota significa que, em comparação aos outros originais da Netflix, o ocuparia a 156ª colocação, o que não é nada para uma série qualquer se gabar, e piora quando estamos falando da aguardada reunião de Steve Carell e Greg Daniels.

Na melhor das hipóteses, o que se vê pela internet são pessoas dizendo que “na verdade, Space Force não é tão ruim quanto as pessoas dizem”, o que dificilmente é um elogio para se colocar no currículo ou para propagandear a série, embora seria fantástico se a Netflix usasse isso para propagandear a 2ª temporada.

2ª temporada de Space Force?

Como assim? depois de tudo isso, é possível que a série ganhe mais uma temporada? Sim, parece muito provável que a Space Force seja renovada e retorne para, ao menos, mais um lote de episódios. E não, não é pela bondade da Netflix que dará aos poucos fãs que gostaram da série uma chance de saber o que acontece após o enorme gancho do seu season finale.

A Netflix facilitou bastante a previsão de quais de suas séries voltarão para mais uma temporada desde que estreou seu TOP 10 no site. Vimos repetidamente séries estreantes aparecerem lá, chegar às três primeiras posições e permanecer no Top 10 por uma semana ou duas para depois serem renovadas imediatamente.

Portanto, é difícil pensar que séries que seguiram esse padrão não sejam renovadas pela gigante do streaming. É verdade que você não deve ter visto esse padrão acontecendo com Space Force, mas somente porque estamos falando do TOP 10 estadunidense. Mesmo que o Brasil seja um importante mercado da Netflix, ainda é os Estados Unidos que dita as regras quando pensamos em um local único. Embora a soma de diversos locais geográficos pode trazer surpresas para o público estadunidense.

Isso nos leva à Space Force, que ficou no primeiro lugar durante todo o fim de semana de sua estreia até esta segunda-feira (01) por lá, e isso indicaria que sim, ele permanecerá no Top 10 por um tempo e voltará para outra temporada. As séries não precisam ser boas para serem renovadas, apenas precisam ser assistidas. Isso aconteceu com muitos programas da TV tradicional ao longo dos anos e continua acontecendo com a Netflix, pelo o que se pode observar.

Não é só pelo TOP 10!

No entanto, Space Force também é um caso único, porque a Netflix investiu muito na série. Sem dúvida, foi muito trabalhoso fazer Steve Carell se juntar novamente a Greg Daniels para uma série com uma premissa “parecida” com The Office e montar um elenco cômico verdadeiramente enorme ao seu redor. Todo esse trabalho seria um desperdício se Space Force durasse apenas cinco horas.

Isso também daria à Space Force a chance de corrigir o curso, dando espaço (sem trocadilhos intencionais) para que Greg Daniels descubra o que funciona (John Malkovitch) e o que não funciona (quase todo o resto) e traga uma série melhor na 2ª temporada.

The Office (assim como sua série prima, Parks and Recreation), também tiveram de lutar para encontrar um terreno sólido em suas primeiras temporadas. Mas a segunda temporada de ambas as serie se tornaram um clássico com o passar do tempo. Embora Space Force seja fundamentalmente pior do que as primeiras temporadas das séries citadas, ela poderia ter o potencial de melhorar se lhe fosse dada a oportunidade. E é quase certo que isso acontecerá.