Game of Thrones (Fonte: Reprodução)
Game of Thrones (Fonte: Reprodução)

Em busca de vingança, Arya Stark (Maisie Williams) finalmente foi atrás de Walder Frey (David Bradley), que matou sua mãe e irmão, Catelyn (Michelle Fairley) e Robb Stark (Richard Madden), na 7ª temporada de Game of Thrones. A cena foi sangrenta, brutal e espetacular como recompensa pela fervura de Arya. Foi um dos destaques das temporadas posteriores da série da HBO. Mas, e se tivesse sido diferente?

Os Ventos do Inverno, o sexto livro da obra literária de George R.R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, poderia mudar uma das melhores cenas de Arya, incorporando Senhora Coração de Pedra, também conhecida como mãe morta-viva de Arya.

Catelyn pode ter morrido na 3ª temporada de Game of Thrones. E, de fato, ela também morreu nos livros, inclusive nas mesmas circunstâncias. Mas a matriarca Stark retornou como Senhora Coração de Pedra, três dias após sua morte, foi ressuscitada por Beric Dondarrion (interpretado por Richard Dormer na série) em A Tormenta de Espadas. Beric trocou sua vida longa e artificial pela dela, curando suas feridas fatais.

Assim, Senhora Coração de Pedra nasceu. No entanto, como Jon Snow (Kit Harrington) mudou após sua ressurreição na 6ª temporada, o retorno de Catelyn à vida também alterou sua personalidade. Ela não era mais amorosa, atenciosa ou compassiva. Senhora Coração de Pedra estava muito mais zangada e impiedosa, jurando vingança contra qualquer um que tivesse prejudicado sua família. Ela assumiu a liderança da Irmandade Sem Banderias e saiu a caça de traidores de seu filho, matando Freys pela terras fluviais.

A Dança dos Dragões parou com Catelyn tentando enforcar Brienne de Tarth e Podrick Payne (interpretados por Gwendoline Christie e Daniel Portman, respectivamente, no show) por se recusarem a matar Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) depois de insistir que ele era um homem mudado. Enquanto isso, Arya ainda está treinando com os Homens Sem Rosto em Braavos, sem ter consciência da ressurreição de sua mãe.

Da mesma forma, Catelyn não tem ideia do que sua filha está fazendo desde que Arya fugiu de Porto Real. É possível que Os Ventos do Inverno as veja unir forças para derrubar Walder Frey e vingar Robb. Ambos os corações ficaram mais frios nos anos desde o Casamento Vermelho. Tal mãe tal filha.

Não está claro quais são os planos de Martin para Senhora Coração de Pedra, Arya ou se a vingança contra Walder Frey acontecerá. Dito isto, Arya deve retornar para Westeros em algum momento e, se a Irmandade Sem Bandeiras ainda estiver em atividade com sua líder, elas podem se encontrar na busca por traidores Stark. O fim de Walder Frey pode acabar por ver mãe e filha agindo juntas.

Dessa forma, a satisfatória cena de Game of Thrones poderia ser melhorada, com o que poderia ser chamado de um soft fanservice, dando para ambas as Stark a sua vingança. Afinal, elas querem exatamente a mesma coisa. Com a fúria de Catelyn e as novas habilidades de Arya, o par poderia se infiltrar no castelo de Frey sem ser detectado. Imagine o olhar em seu rosto quando ele perceber que Catelyn não está tão morta quanto ele pensava.