Cobra Kai (Fonte: Reprodução)

A incrível série que dá sequência aos filmes da franquia Karate Kid, está chegando para um público totalmente novo. Nesta segunda-feira (22), a Netflix anunciou que Cobra Kai está saindo do YouTube Premium e se mudando para o seu catálogo.

As duas primeiras temporadas do programa chegarão primeiro, seguidas pela altamente antecipada 3ª temporada, que deve estrear ainda esse ano ou no começo de 2021. Antecipada, ao menos, para o público internacional. Não se ouve falar muito da série no Brasil. Mas com sua chegada ao catálogo da Netflix, isso deve mudar.

Cobra Kai

Cobra Kai (Fonte: Reprodução)
Cobra Kai (Fonte: Reprodução)

Cobra Kai é o conto nostálgico, comovente e emocionante dos adultos Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka), que retomam os acontecimentos dos filmes de Karate Kid.

A primeira temporada foi um sucesso para o YouTube e a segunda foi uma das últimas peças originais de programação que o gigantesco site de vídeos manteve. Logo depois, o YouTube disse aos produtores que, enquanto faria uma terceira temporada, não faria uma quarta. E assim a disputa começou a encontrar um novo lar.

Netflix sempre quis Cobra Kai

Muitos streamers foram considerados, mas os criadores da série, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Josh Heald disseram à io9 que a Netflix queria a série desde o início.

“A Netflix estava extremamente interessada quando começamos o projeto”, disse Hurwitz por telefone. “Eles não passaram adiante. Eles fizeram ofertas e foram muito agressivos na época. A única razão pela qual ele não foi para a Netflix naquela época foi simplesmente por causa da agressividade do YouTube em garantir uma temporada completa do programa antes de colocarmos uma palavra na página”.

O trio não falou nada além de coisas boas sobre o YouTube e, a certa altura, estava pensando em colocar a terceira temporada lá. Mas ficou óbvio que, se o programa estivesse mudando para uma nova casa, era preciso haver um gancho para os telespectadores novos e antigos.

“Acho que inicialmente o YouTube pensou: ‘OK, lançaremos a terceira temporada e então talvez vocês encontrem um novo lugar'”, disse Schlossberg. “Mas foi realmente importante para nós que a terceira temporada esteja no que quer que seja a nova plataforma, porque nos sentimos muito bem com a terceira temporada”.

“Acabamos de filmar e queremos que ela tenha o maior público possível”, continuou. “Então, nos últimos meses, não foi uma questão de ‘Oh, meu Deus, isso vai pousar em algum lugar?’ Sentimos bastante confiança de que pousaria em algum lugar. Só queríamos que estivesse no melhor lugar, que é a Netflix”.

3ª temporada irá explorar o passado

Karate Kid: A Hora da Verdade (Fonte: Reprodução)

Previsivelmente, sem data de lançamento definida, o trio se recusou a discutir quaisquer detalhes da terceira temporada, como se algum novo rosto pudesse entrar no universo de Karate Kid (ou quem sabe um antigo rosto, como o rosto de Elizabeth Shue?). Mas a única informação que eles revelaram é que parte da temporada acontecerá em Okinawa, lar de Miyagi no Japão e o cenário principal do segundo filme da franquia.

“Nesta série, podemos re-explorar esses filmes à luz das narrativas modernas e onde estamos em nossas próprias vidas agora”, disse Schlossberg. “Então, nós amamos a ideia de voltar para Okinawa, já que continua no tema geral de poder olhar o passado sob uma luz completamente diferente quando adulto”.

“A 3ª temporada é definitivamente a nossa maior temporada”, acrescentou Hurwitz. “É uma temporada de renascimento e reagrupamento para muitas personagens. E é uma temporada em que olhamos para o passado para ver nosso caminho para o futuro”.

Adeus, YouTube!

Por enquanto, o passado para Cobra Kai é o YouTube e o futuro é a Netflix. Os criadores não tiveram nenhuma atualização sobre quando, especificamente, a nova temporada será lançada, nem o que está acontecendo com uma quarta temporada em potencial ou mais. Mas é preciso pensar que está no horizonte; sempre há mais histórias de Karate Kid a serem contadas.

“Temos uma máquina bem sólida e bem oleada com o elenco e a equipe que temos”, disse Hurwitz. “E continuaremos a fazer o show que estamos fazendo. Se houver um pouco mais de dinheiro? Ótimo. Vamos colocá-lo na tela e isso seria incrível”.

“Mas não estamos realmente preocupados com isso”, continuou. “Acho que o melhor elemento da Netflix para nós é simplesmente a capacidade de fãs de todo o mundo terem acesso fácil ao programa”.

Que eles vão. Descritas como uma espécie de “relançamento”, as duas primeiras temporadas de Cobra Kai aparecerão na Netflix em algum momento no futuro, para que novos espectadores possam se atualizar. Isso será seguido pela terceira temporada. Todas as datas serão anunciadas, mas pelo menos agora os fãs do Cobra Kai podem ficar tranquilos. O dojo está prestes a reabrir.