Baby Yoda em The Mandalorian (Fonte: Reprodução)
Baby Yoda em The Mandalorian (Fonte: Reprodução)

Todos sabemos que uma das melhores coisas trazidas por The Mandalorian foi A Criança, conhecida coloquialmente como Baby Yoda. Graças ao showrunner Jon Favreau, ele foi mantido em segredo, ao ponto de somente agora bonecos e outros produtos chegarem ao mercado.

A verdade é que esse mistério, além, é claro, de sua fofura, é o que fazem o Baby Yoda se destacar tanto na série da Lucasfilm. Ou seria… A Baby Yoda? Isso mesmo, os mistérios do show da Disney+ ainda precisam ser explorados. E quem colocou mais esse na cesta de enigmas de The Mandalorian foi Taika Waititi.

Somente chamado de A Criança durante os oito episódios da série, não sabemos nem ao menos o nome verdadeiro da personagem. E em uma recente entrevista ao Entertainment Weekly, o diretor e intérprete de IG-11 provocou dúvida em algo que todos tomavam como certeza: que a criatura é do sexo masculino:

“Eu sabia que as pessoas falariam sobre Baby Yoda. Mas também sei o nome verdadeiro de Baby Yoda. Então, se você vai me fazer um favor, por favor, pare de chamá-lo de ‘Baby Yoda’. Ou chamá-la! Ninguém sabe!”

É “ele” ou “ela”?

A verdade é que pode-se imaginar que Waititi estava apenas colocando mais lenha na fogueira para o debate dos fãs. Afinal, personagens da série já se referiram ao Baby Yoda com pronomes masculinos. O Cliente (Werner Herzog) se referiu a personagem como “ele” logo no terceiro episódio.

Além disso, sabemos do quão bem humorado é o diretor de filmes como O Que Fazemos nas Sombras, Thor: Ragnarok e Jojo Rabbit. E pode ser difícil acreditar em alguém que, previamente, afirmou no Twitter que o verdadeiro nome do alienígena capaz de usar a Força é, na verdade, Nigel, como você pode conferir abaixo:

De qualquer forma, a 1ª temporada terminou com a revelação de que o nome real da protagonista é Din Djarin (Pedro Pascal), e com sua fuga das garras de Moff Gideon (Giancarlo Esposito), em busca de um lugar seguro para Baby Yoda. Mas, com seu novo Darksaber, Gideon estará de volta na 2ª temporada. Nela, também devemos aprender mais sobre a natureza da Criança e sua espécie.