O Batman de Crise em Infinitas Terras é muito semelhante ao Batman de Ben Affleck (Fonte: Montagem/Reprodução)
O Batman de Crise em Infinitas Terras é muito semelhante ao Batman de Ben Affleck (Fonte: Montagem/Reprodução)

Na parte 2 do crossover Crise nas Infinitas Terras, do Arrowverse, os heróis da DC Comics se espalharam pelo multiverso em missões para o Monitor, com Kara Danvers e Kate Kane viajando para a Terra-99, onde conheceram um velho Bruce Wayne. Interpretado pelo artista de voz Kevin Conroy, esse Batman alternativo se transformou em uma máquina de matar cheia de raiva com um corpo quebrado e sustentado por um exoesqueleto.

Você pode pensar que nunca imaginou ver um Homem-Morcego dessa forma. No entanto, esta versão da personagem realmente tem muito em comum com outro Batman; mas retratado na tela grande. Há tanta semelhança, que não podemos deixar de pensar se esse Bruce Wayne é, de alguma forma, o Batman interpretado por Ben Affleck nos filmes de Zack Snyder, do chamado DCEU.

Kevin Conroy é o Batffleck?

Como o Bruce Wayne de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, o análogo da Terra-99 está sozinho; exceto por Luke Fox. Ele também não hesita em matar seus inimigos. Sua sala de troféus mostra que ele acabou com todo mundo, desde Coringa e Charada até o Senhor Frio e, surpreendentemente, Superman.

Uma das principais críticas ao longa foi a natureza violenta e potencialmente assassina do Cavaleiro das Trevas. Se o filme retratava o início de sua descida na escuridão, então Crise nas Infinitas Terras pode muito bem representar o fim dessa jornada sombria.

Além disso, quando Kate menciona Clark, o Bruce de Conroy discute um invasor alienígena que representa uma ameaça ao mundo; um discurso semelhante ao que o Batman de Ben Affleck faz no filme. Mas as coincidências não param por aí: o Bruce de Conroy até repete uma frase do Batffleck! Ao comparar-se ao Super-Homem e à sua vontade de obedecer à lei, o Bruce de Conroy diz:

Meus pais me ensinaram uma lição muito diferente: a vida só faz sentido se você força-la a fazer“.

Essa fala é, quase palavra por palavra, o que o Batman de Affleck diz ao Superman de Henry Cavill ao fim de sua luta. Enquanto o Cavaleiro das Trevas arrasta o Homem de Aço atrás dele com uma corda, ele diz:

“Aposto que seus pais lhe ensinaram que você significa alguma coisa. Que você está aqui por uma razão. Meus pais me ensinaram uma lição diferente: morrer na sarjeta sem motivo algum. Eles me ensinaram que o mundo só faz sentido se você força-lo a fazer“.

Eles são o mesmo Batman?

As crenças centrais, bem como os discursos, das duas personagens são praticamente idênticas, o que significa que eles tecnicamente poderiam ser as mesmos. Mas a resposta pe melhor que um “sim” ou um “não”.

O Batman do DCEU voltou à luz e à vida de um herói após a morte do Superman. Vimos mais de sua jornada no ainda mais criticado Liga da Justiça. No entanto, Crise nas Infinitas Terras lida com o multiverso e isso significa realidades alternativas. Talvez o crossover tenha nos mostrado o que seria do Batman de Snyder se ele continuasse por seu caminho sombrio.