Jeffrey Dean Morgan como Negan em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)
Jeffrey Dean Morgan como Negan em The Walking Dead (Fonte: Reprodução)

The Walking Dead pode ter deixado outra pista sobre a identidade do cúmplice que libertou Negan (Jeffrey Dean Morgan), que fugiu após oito anos de prisão nessa 10ª temporada.

De início, se suspeitava que Negan tivesse sido liberado pelo seu fanboy Brandon (Blaine Kern III), um aspirante a Salvador que roubou a jaqueta de couro de Negan e presenteou-o com uma réplica de Lucille depois de alcançar o fugitivo do lado de fora dos muros de Alexandria. Mas Brandon foi liberado como suspeito quando perguntou a Negan como ele escapara no episódio seguinte.

Alguns fãs estão apontando que Carol (Melissa McBride), obcecada por vingança, poderia ter liberado Negan na esperança de poder derrotar a líder Alpha (Samantha Morton). Mas o mid-season finale, The World Before, revela outro suspeito.

O novo suspeito

Após o assassinato de Siddiq (Avi Nash), Rosita (Christian Serratos) domina e captura o espião sussurrador Dante (Juan Javier Cardenas). Antes de ser interrogado por Daryl (Norman Reedus), Padre Gabriel (Seth Gilliam), Rosita e Carol, descobrimos que Dante foi enviado por Alpha para se infiltrar em Alexandria e forçar a comunidade a desmoronar em paranoia, pressionando-a por dentro.

Em um flashback, onde vemos Dante sabotar o sistema de água de Alexandria, descobrimos que foi Dante quem esteve por trás dos grafites anti-sussurradores que aumentou a crescente paranoia dos alexandrinos sobre Alpha e seus seguidores.

Isso também irritou Margo (Jerri Tubbs), Gage (Jackson Pace) e Alfred (David Shae), que atacaram a filha de Alpha, Lydia (Cassady McClincy); foi durante esse ataque que Negan, fora de sua cela em tarefas domésticas, acidentalmente matou Margo para proteger Lydia.

Ao aguardar a votação de Gabriel que determinaria se ele seria executado pelo assassinato, Negan escapou. Ele então atravessou intencionalmente o território dos Sussurradores e, desde então, foi aceito no grupo. Então, é bem possível que Dante tenha o libertado!

Dante soltou Negan?

Durante seu interrogatório, o niilista Dante diz que a morte de Siddiq nunca fez parte do plano de “incentivar sua paranoia sobre nós, o que levaria vocês a tomar más decisões”.

“Lugares como este são promessas legais para o seu povo, e eles desmoronam com o menor esforço”, continua Dante. “Inferno, eu vou gostar de assistir vocês se desentendendo sobre o que fazer comigo… Assim como com Negan”.

Como Dante e Alpha queriam semear divergências entre os alexandrinos, ele tem motivos para libertar Negan; alguém que ele entende ser perigoso e que já foi seu maior inimigo. Dante não estaria a par da mudança de coração de Negan, e ele poderia não ter antecipado Negan se unindo aos Sussurradores ao invés de se vingar de Alexandria.

Quando a Entertainment Weekly perguntou à showrunner Angela Kang como Negan saiu da prisão, ela disse: “Isso deve ser revelado”. As respostas virão quando The Walking Dead retomar sua 10ª temporada em 2020.