Watchmen (Fonte: Reprodução)
Watchmen (Fonte: Reprodução)

She Was Killed by Space Junk é o terceiro episódio de Watchmen, da HBO. Se até agora, o show foi cuidadoso e tímido com ao lidar com o trabalho de Alan Moore e Dave Gibbons, o novo episódio viu a série entrar nesse universo com os dois pés.

Trazendo Laurie (agora Blake) Juspeczyk, a Espectral, e referenciando o Coruja pela primeira vez, a série, que já havia explorado o legado de Rorscharch, deixou ainda mais claro o legado de Dr. Manhattan e assumiu finalmente que a personagem de Jeremy Irons é, na verdade, Adrian Veidt, o Ozymandias.

Algo que há de se dizer de Watchmen, é que a série gosta de se envolver em mistérios. Portanto, é estranho pensar na revelação de Veidt. Afinal, se essa não era a grande revelação sobre a personagem, qual será?

Onde está Veidt?

Watchmen (Fonte: Reprodução)

Enquanto os primeiros episódios mostraram que Ozymandias estava mais ocupado em contar a história do Filho do Relojoeiro, o terceiro episódio mostrou que o engenho de Veidt também está se aplicado de outras formas. O episódio deixou claro não só que o Senhor da Mansão Rural está construindo uma catapulta, mas também uma espécie de armadura.

Colocando um de seus clones nessa armadura, cujo elmo foi aperfeiçoado em algo que parecia um capacete de astronautas, e amarrando uma corda em sua cintura, Veidt parece ficar frustado ao ver que, após um teste, o clone citado anteriormente como Sr. Phillips, retorna congelado, assim como o equipamento.

Dessa forma, a teoria que está circulando é de que Veidt estaria, na verdade, fora da Terra, tento se catapultar de volta ao planeta. Assim, o que parecia inicialmente um paraíso construído, vira na verdade uma prisão.

Não seria algo muito longe do isolamento que o próprio Veidt faz nas HQs com sua Karnak. Contudo, aqui, ele parece estar tentando sair e simplesmente não conseguindo. Além disso, descobrimos que ele está sendo vigiado e precisa seguir algumas regras.

Dr. Manhattan

Como o homem mais inteligente do mundo acaba preso em uma redoma atmosférica fora do planeta? Quando se tem um universo quase que em todo plausível e próximo da realidade, o que se destaca (e não só pela cor azulada) é claro que o ser que pode ser a resposta para tudo: Dr. Manhattan.

Enquanto parece difícil que Veidt esteja em outro lugar que não o espaço, e justificar isso com Manhattan parece o mais óbvio, é do mais óbvio que Watchmen precisa fugir. No fim das contas, o “mistério” sobre a identidade do Senhor da Mansão Rural foi facilmente desvendado.

Alguns teorizam, inclusive, que quando vemos Dr. Manhattan em Marte, destruindo uma edificação de areia que aparenta ser a mesma na qual se encontra Veidt, estamos na verdade tomando um spoiler: As passagens de Veidt seriam, na verdade, no passado e Dr. Manhattan teria tomado medidas drásticas após as tentativas de fuga de Veidt.

O problema nessa teoria é que Dr. Manhattan havia deixado a humanidade para trás. Então, por qual motivo estaria interessado em prender seu velho colega Ozymandias? Na HQ, ambos entram em termos com os acontecimentos, e Veidt parece não ter nenhuma punição além da imposta por sua própria consciência, que ainda não sabia se havia feito o certo.

Veidt está mesmo no espaço? Dr. Manhattan é quem o prendeu? Estamos acompanhando Ozymandias no passado? Tire suas próprias conclusões com ajuda da Peteypedia e deixe seus comentários mais abaixo!