Watchmen (Fonte: Reprodução)
Watchmen (Fonte: Reprodução)

O quinto episódio de Watchmen, da HBO, respondeu alguns mistérios. mas como já é de praxe na série, levantou mais alguns. Depois de descobrirmos aonde está Ozymandias (Jeremy Irons), resta saber quem é “D”.

Preso em algum lugar fora da Terra, Adrian Veidt está tentando se comunicar com o exterior. Enquanto muitos imaginavam que ele estava tentando se catapultar para a Terra, um plano mais “plausível” se mostrou neste domingo (17).

De fato, Ozymandias estava tentando se catapultar para fora de sua prisão. Mas não estava tentando fugir definitivamente, e sim mandar uma mensagem. E da forma mais bizarra possível: Veidt escreveu, em corpos congelados pelo espaço, “SAVE ME D” (Salve-me D).

Quem é “D”?

Ainda não sabemos ao certo quem é que está prendendo Veidt fora da Terra. Embora, saibamos que há muito cuidado em mantê-lo afastado. Mas Ozymandias cansou de sua prisão e está pedindo ajuda para esse misterioso D. Enquanto muitos especulavam que o próprio Dr. Manhattan era quem o estava mantendo preso, após o quarto episódio, as apostas caíram sobre Lady Trieu.

Assim, seria fácil assumir que “D” seria a inicial de Doutor, e que Veidt estaria pedindo socorro para o onipotente ser azul que foi visto pela última (e única) vez em marte, no primeiro episódio da série. No entanto, sua mensagem mirava um satélite. E essa é a grande pista de quem é “D”.

Dr. Manhattan sempre foi tratado como onipotente. Seria muito estranho que Ozymandias precisasse de um satélite para enviar sua mensagem para ele e, mais estranho ainda, que este se importasse o suficiente com Veidt para deixar de brincar de Deus e ir ao seu resgate. Além disso, a hipótese de que ele é quem mantém Veidt preso não deveria ser tão rapidamente descartada após a chegada de Lady Trieu na série.

Assim, o satélite pode estar dando uma pista, pois Veidt está pedindo ajuda, na verdade, para um aparato tecnológico. E uma personagem que é muito mais ligada à isso na graphic novel, que teve seu final referenciado e, praticamente, recriado no quinto episódio, é ninguém menos que o Coruja.

Enquanto o primeiro Coruja se chamava Hollis Mason, o segundo Coruja, que descobriu o plano de Ozymandias ao lado de Rorsharch e, diferente do último, concordou em acobertá-lo, chama-se Daniel Dreiberg. Por falta de um “D”, temos dois!

Faz mais sentido que Veidt peça ajuda de Dan, afinal. Embora Ozymandias sempre tenha sido uma personagem mais solitária, Veidt nunca foi muito fã do Dr. Manhattan. Além disso, o satélite parece muito mais inclinado à levar uma mensagem para a Terra, e não para Marte. E até onde (sabemos que) Veidt sabe, Dr. Manhattan não se preocupa mais com assuntos do planeta.

Contudo, foi sugerido anteriormente que Dan estaria preso. Mas sabendo que Rorscharch é tão referenciado, Dr. Manhattan já apareceu em trailers, Veidt está vivendo sua história paralela e Laurie também está na série, seria uma grande surpresa se Dan fosse completamente deixado de lado no programa.