Korra Vs Aang (Fonte: Montagem/Reprodução)
Korra Vs Aang (Fonte: Montagem/Reprodução)

Os fãs de cultura pop gosta de sugerir alguns embates entre suas franquias favoritas. Star Wars ou Star TrekMarvel ou DC. Essa guerra costuma acontecer entre concorrentes do mercado. Mas até mesmo dentro de uma franquia isso pode acontecer, como está acontecendo com Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra.

Recentemente adicionada ao catálogo da Netflix estadunidense, a série animada se tornou a mais assistida do streaming rapidamente. No Brasil, o show está há disponível no catálogo e, se você ainda não assistiu, já passou da hora e podemos explicar o motivo. Mas a popularidade do show reviveu uma discussão entre os fãs desse universo: qual série animada foi melhor? A que seguia Aang ou Korra? Bem, essa discussão foge do bom senso.

No Twitter, a Netflix chegou a responder um fã que sugeriu que preferia ver mais 4 temporadas de Avatar: A Lenda de Aang ao invés de A Lenda de Korra. Confira as publicações abaixo:

“A história de Korra foi importante. A história de Aang havia sido contada”, publicou a conta oficial. E o streaming, que está preparando uma versão live-action das aventuras de Aang, está mais do que certo.

Avatar: A Lenda de Aang

Avatar: A Lenda de Aang (Fonte: Reprodução)

Avatar: A Lenda de Aang contou a história de Aang aprendendo as artes de dobra e sua jornada para realizar seu destino de se tornar o Avatar. Embora seja uma saga abrangente de viagens e ensino, a série resume-se essencialmente à jornada de um herói padrão com arcos familiares de histórias de fantasia.

Toda a premissa da estagnação na qual o mundo entrou como resultado das ações megalomaníacas da Nação do Fogo que guiou a série animada significa que depois que Aang derrotou o Senhor do Fogo Ozai, e trouxe a paz ao mundo, sua missão foi concluída.

Para isso, ele precisou aprender os caminhos das quatro dominações, tendo aprendido apenas uma antes de seu desaparecimento e consequente paralisação no treinamento de Avatar.

Sim, obviamente, sua vida não acabou após vencer a guerra. Mas nada do que ele fez posteriormente foi tão importante. Terminar a série ali foi crucial para que o show não caísse em uma síndrome de Dragon Ball.

A Lenda de Korra

A Lenda de Korra se baseia nisso, demonstrando sua heroína homônima já com um certo domínio sobre todos os quatro elementos antes mesmo da série começar. Mas depois de sair para Cidade República para ajudar a manter o equilíbrio no mundo, descobre há muito mais do que dominação para aprender.

Inicialmente voltando-se para o esporte, sendo um dos poucos lugares que seus poderes de dobra ainda têm uso, ela descobre que as maquinações de pessoas que seguem os caminhos do início da revolução industrial é que tem uma verdadeira relevância agora.

Além disso, com Korra começando vários anos mais velha que Aang, sua história lida com questões mais complexas, como raça, gênero e orientação, tendo como protagonista uma jovem bissexual de cor e a maioria de seus personagens de destaque sendo mulheres.

Isso não quer dizer que o Avatar: A Lenda de Aang deva ser considerado inferior. Pelo contrário, é uma peça magnífica de narrativa que se destaca acima de muitos programas de gênero adulto. Mas sugerir que A Lenda Korra não deveria existir apenas para que houvesse mais é míope e não leva em conta tudo o que a continuação trouxe.