Westworld revelou quem Dolores trouxe do parque; mas deixou um mistério para ser resolvido (Fonte: MontageReprodução)
Westworld revelou quem Dolores trouxe do parque; mas deixou um mistério para ser resolvido (Fonte: MontageReprodução)

Com o episódio da noite deste domingo (05), Westworld entrou oficialmente na metade de sua 3ª temporada. E a série claramente não tem medo de abalar o seu status quo.

A ficção científica da HBO se aventurou em um novo território esse ano, depois que Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) roubou outras cinco pérolas de consciência de anfitriões do parque no final da 2ª temporada.

Assim, os fãs ficaram todo o longo intervalo entre as temporadas e durante os 3 primeiros episódios desse ano se perguntando quais anfitriões Dolores trouxe com ela. Felizmente, finalmente conseguimos nossa resposta no 4º episódio dessa temporada. E, provavelmente, a série surpreendeu você.

SPOILERS!

The Mother of Exiles girou em torno de três tramas; Dolores tentando colocar Caleb (Aaron Paul) como penetra em uma festa chique; Charlotte Hale (Tessa Thompson) se encontrando com William (Ed Harris) para convencê-lo que ele estava ficando louco; e Maeve Millay (Thandie Newton) sendo trazida para o “mundo real” por Engerraund Serac (Vincent Cassel), para enfrentar Dolores.

Maeve, em particular, foi enviada a uma busca tentando encontrar a pessoa que vendia as identidades falsas de Dolores, o que a levou a encontrar membros da yakuza. Ela acabou encontrando um anfitrião dentro do corpo de Musashi (Hiroyuki Sanada), o samurai que Maeve conheceu no Shogunworld na 2ª temporada.

Inicialmente, ela acreditava que o anfitrião dentro do corpo de Musashi era Teddy Flood (James Marsden), dado o quão leal ele era para Dolores. Certamente, algo que muitos fãs assumiram também é que Teddy estaria entre as pérolas de Dolores. Mas Musashi negou, revelando que ele era na verdade uma cópia de Dolores.

Ao mesmo tempo, houve uma briga na festa em que Dolores e Caleb estavam, levando Bernard Lowe (Jeffrey Wright) a ser perseguido pelo anfitrião que habitava o corpo copiado de Martin Connells (Tommy Flanagan) e que servia Dolores. Bernard então se perguntou por que Martin estava sendo mantido vivo, apenas para Martin revelar que ele também era uma cópia de Dolores.

Enquanto isso, William também confrontou Charlotte sobre se ela era ou não uma anfitriã, o que levou ela a dizer que o conhece melhor do que ninguém; melhor até do que ele mesmo. Foi quando ele se deu conta: ela também é uma cópia de Dolores.

Alguns especularam que a Charlotte que estivemos acompanhando na 3ª temporada era uma cópia de Dolores. Especialmente com muitas pistas que foram reveladas no 3º episódio, The Absence of Field. Mas a noção de que Dolores removeu várias cópias de si mesma do parque é definitivamente uma reviravolta inesperada.

As pérolas de Dolores

Como você provavelmente percebeu, Dolores fez diversas cópias de si mesmo, aparentemente deixando todos para trás. Bem, cópias dela e uma de Bernard, na verdade, que parece ser a única outra consciência trazida do parque. Mas tirando Bernard, até o momento só temos Dolores. Ela está em todo lugar. Basicamente, ela pode funcionar como o Agente Smith de Hugo Weaving em Matrix nessa temporada.

Portanto, se estivermos acompanhando as seis pérolas com as quais Dolores escapou do parque (inclusive ela, que estava em uma cópia do corpo de Charlotte na época), temos:

  • Dolores como Dolores
  • Dolores como Charlotte
  • Dolores como Musashi
  • Dolores como Martin
  • Bernard
  • ???

Exato. Esse episódio deixa uma pérola convenientemente inexplicada. O que levanta a questão de exatamente qual personagem pode estar dentro dessa pérola. É claro que ela pode acabar sendo somente mais uma Dolores. Mas se ela não foi revelada nesse episódio, provavelmente estamos lidando com outro anfitrião.

Felizmente, ainda teremos 4 episódios nessa temporada. E provavelmente, mais uma vez, Westworld vai fugir do óbvio para chocar o público e continuar se mantendo como uma das melhores séries da atualidade.