Dragon Ball Super (Fonte: Reprodução)
Dragon Ball Super (Fonte: Reprodução)

Dragon Ball Super está sentado em uma grande encruzilhada no momento. A série de anime foi colocada em hiato após o arco do Torneio do Poder, deixando o mangá e o filme Dragon Ball Super: Broly para continuar a história nesse meio tempo. O filme Dragon Ball Super e o mangá foram usados por Akira Toriyama para recontar os mitos de Dragon Ball e Dragon Ball Z de várias maneiras importantes, além de preparar o cenário para um novo futuro arrojado.

Tornou-se claro que Dragon Ball Super está pronto para se expandir para uma franquia de várias séries. E uma delas precisa ser dedicada a Vegeta e o arco dinâmico de personagens em que ele está. Chegou a hora de Dragon Ball Super dar a Vegeta sua própria série spin-off; uma que também contaria com outras personagens saiyajin que a franquia introduziu recentemente.

Colocar Vegeta em uma série de Dragon Ball focada em seu status real e nas obrigações que isso traz é algo que Dragon Ball Super tem trabalhado desde o começo. O arco de Vegeta em DBS o afastou do anti-herói bad boy que ele estava em Dragon Ball Z e, em seu grande confronto final com Jiren durante o Torneio do Poder, Vegeta fez a transição para um herói nobre. Sabendo que Jiren era uma luta que ele não podia vencer, Vegeta deixou de lado o orgulho e estava disposto a se sacrificar por sua família e amigos; até mesmo ganhando um nível de desinteresse que lhe permitiu entregar a Goku as chaves de um poder enorme que ajudou a garantir a vitória do Universo 7.

Um spin-off de Vegeta

Mas é mais profundo que o Torneio do Poder. Nos dois arcos intergalácticos de Dragon Ball Super (Torneio de Destruição, Torneio de Poder), Vegeta conheceu e formou uma relação de mentor / aluno com Cabba, um jovem guerreiro Saiyajin de um universo alternativo (Universo 6), onde os Saiyajins são realmente heroicos guerreiros ao invés de mercenários violentos e conquistadores. O vínculo de Vegeta com Cabba ficou tão profundo que, em sua posição final durante o Torneio do Poder, foi seu juramento a Cabba (restaurar o Universo apagado 6) que Vegeta mantém tão forte quanto uma promessa para sua própria família. Em outras palavras: o papel de Vegeta como líder Saiyajin é um arco de personagem que foi introduzido e precisa ser seguido.

O mangá de Dragon Ball Super acabou de fornecer o último bloco de construção para uma série spin-off de Vegeta. O arco “Galactic Patrol Prisoner” do mangá introduziu o vilão Moro, cujas habilidades mágicas lhe permitem absorver a energia Super Saiyajin, deixando Goku e Vegeta praticamente impotentes. Vegeta alcançou seu ponto de ruptura quando ele e Goku foram forçados a recuar da batalha contra Moro e suas forças; Vegeta agora se separou de Goku, prometendo nunca mais confiar no poder de seu amigo / rival para vencer outro conflito. Esse voto enviou Vegeta ao Planeta Yardrat para dominar algo que Goku nunca fez: Controle do Espírito, que permitirá que Vegeta domine seu ki para fazer coisas incríveis com sua forma física.

Dessa forma, superando Goku, Vegeta poderia ser o líder saiyajin que ele sempre esteve destinado a ser.